segunda-feira, 20 de abril de 2009

Emissão de gases...




O entrave causado pela indefinição dos americanos ficou claro em Bonn, com outros países industrializados tentando evitar a todo o custo falar em números de redução das emissões. Propuseram mudar o tema do debate para tratar de outros assuntos, mas a alternativa foi barrada pelo grupo do qual o Brasil faz parte, que reúne o G77 (com 77 países em desenvolvimento) mais a China. 

Na tarde de ontem, o texto sobre a negociação referente à redução das emissões dos países ricos gerou polêmica. Vários países em desenvolvimento criticaram a falta de números. A Colômbia, por exemplo, disse que, sem eles, o documento apresentado não valia nada. 

A delegação da União Europeia respondeu que questões como essa "não se resolvem numa noite", e que números concretos podem vir a ser decididos em Copenhague por ministros ou até chefes de Estado. 

Sem números 

A indefinição, todavia, vai além dos países ricos. Não há consenso nem no G77 China. Os pequenos Estados-ilha, afetados pelo aumento do nível do mar, pedem redução de mais de 40% nas emissões de gases-estufa até 2020, em relação aos níveis de 1990. Países produtores de petróleo, por outro lado, são muito mais liberais. 

Ambientalistas defendem um corte de 40%, e o painel do clima da ONU sugere redução de 25% a 40% para que os efeitos do aquecimento global não sejam catastróficos. Segundo cálculo da ONG Greenpeace, porém, as metas formais e informais que existem no momento, preveem cortes de apenas 4% a 14%, até 2020. 

"Líderes do mundo têm de perceber que não podem mudar a ciência, então têm de mudar as políticas públicas urgentemente", diz Guarany Osório, um dos delegados da ONG. "A ciência é clara; os números das metas e o valor do dinheiro para salvar o clima são obscuros." 

ONGs também reclamaram da falta de financiamento para reduzir emissões nos países pobres e para ajudá-los na adaptação ao aquecimento. Kim Carstensen, do WWF, diz que os corte de emissão serão o "coração" do novo acordo global, enquanto o 'sangue' será o financiamento para tecnologia e adaptação. 

"Mas o coração não está batendo e o sangue não está circulando", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!