domingo, 19 de abril de 2009


Para fortalecer o sistema estadual de unidades de conservação (UCs) do Pará, o WWF-Brasil e o governo do estado assinaram um termo de cooperação técnica, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). A cooperação entre SEMA e WWF-Brasil inclui apoio aos processos de criação de UCs estaduais, às atividades de implementação, gestão e avaliação dessas unidades e à gestão integrada de ecossistemas no estado. O termo de cooperação, assinado em fevereiro, tem vigência de cinco anos.


As unidades de conservação cobrem cerca de 33% da área total do Pará. As UCs federais, como parques nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas e florestais nacionais, correspondem a aproximadamente 16% do território estadual. Já as unidades de conservação estaduais, objeto do termo de parceria , cobrem cerca de 17% da área total do estado e somam 21.135.431 ha. São 19 unidades de conservação, sendo cinco de proteção integral, como parques estaduais e estações ecológicas, e 14 de uso sustentável, como áreas de proteção ambiental, reservas de desenvolvimento sustentável e florestas estaduais.

De acordo com o termo de cooperação, o WWF-Brasil, sob orientação da SEMA, oferece ao governo do Pará recursos humanos, tecnológicos e materiais para as ações de fortalecimento do sistema estadual de UCs, com base na experiência institucional de aprimoramento da gestão de UCs, adquirida ao longo dos anos de trabalho na Amazônia. As ações visam à construção de instrumentos de aprimoramento da implementação das unidades estaduais. Em contrapartida, a SEMA oferece apoio logístico e encaminhamento às ações, a partir das informações técnicas geradas nos trabalhos de campo.

Fonte: WWF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!