segunda-feira, 8 de junho de 2009

35 mil litros de lixo às margens do Tega


Trabalhadores da Codeca recolheram 350 sacos ao longo da Rua Luiz Covolan, no Reolon e no MattiodaFoto: Alexandra Baldisserotto, Divulgação

Alexandra Baldisserotto, Divulgação

A foto acima dá bem a idéia de como a comunidade cuida mal do meio ambiente. Só em um dia de ação ambiental no bairro Reolon, na extremidade oeste de Caxias, a Codeca recolheu 350 sacos de 100 litros cada, ou seja, 35 mil litros de lixo ao longo do Arroio Tega, na extensão que coincide com a Rua Luiz Covolan, e imediações. A imagem permite uma visão de cenário e de comportamento, ambos degradados, dos caxienses que jogam lixo em qualquer lugar. É um vislumbre da extensão dos malefícios que causamos à cidade, aos moradores e ao ambiente.

O trabalho, que faz parte da Semana do Meio Ambiente e inicialmente se estenderia até o sábado, vai entrar próxima semana adentro por causa da grande quantidade de lixo encontrada. E será acompanhado de ação educativa para orientar a comunidade sobre destinação de resíduos e cuidados com o meio ambiente.

Também na área do meio ambiente, há um longo caminho a percorrer para convencer os moradores a cuidar do espaço que é de todos. Que precisa ser realizado, obrigatoriamente, em parceria com as associações de bairro. Afinal, é do espaço do bairro que se fala, que precisa ser bem cuidado pelos moradores. Trabalho comunitário que não consegue estabelecer essa visão e envolvimento não é o que se deseja, pois não desenvolve espírito comunitário, coletivo e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!