quinta-feira, 4 de junho de 2009

ABB explica os conceitos e as soluções para economizar energia

04/06/2009 -

1) Mas afinal, o que é eficiência energética? Segundo o INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), eficiência energética pode ser definida como a utilização dos recursos energéticos de forma racional. Isto porque qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.

2) Quem são os grandes consumidores de energia? A atividade industrial, por exemplo, é grande consumidora de recursos energéticos, mas já existe a disposição desse mercado tecnologias capazes de diminuir esse consumo. Para se ter uma idéia, atualmente, os motores elétricos respondem por aproximadamente 50 % do consumo total de energia no planeta, mas menos de 15% desses motores são controlados por acionamentos de velocidade variável. Esses números comprovam que o mercado de acionamento está em expansão uma vez que a diminuição no consumo de energia pode significar para as empresas uma diminuição significativa nos custos de produção.

3) Essa tecnologia de acionamentos de velocidade variável é capaz de diminuir em quanto o consumo de energia? Hoje, a utilização de acionamentos de velocidade variável em bombas e ventiladores industriais, por exemplo, pode representar até 80 % de economia de energia, dependendo da utilização. Para atender uma demanda cada vez mais exigente, a ABB Fundamento Comunicação Empresarial lidera esse mercado graças aos intensos investimentos destinados à tecnologia nos Centros de Excelência que mantém na Suíça e na Finlândia.

Aumento na demanda por energia ressalta a importância da utilização mais eficiente dos recursos: A demanda global por energia e as emissões de gases relacionadas, responsáveis pelo aquecimento global, serão 45% maiores em 2030 se comparados aos valores atuais. Esse fato é decorrente do crescimento econômico nos países em desenvolvimento, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

O desafio aqui é entregar energia suficiente para equiparar e assegurar o desenvolvimento social e econômico, enquanto evita os impactos ambientais que podem comprometer a capacidade das gerações futuras de aproveitarem os frutos do desenvolvimento. Organizações focadas em assuntos de energia identificaram a eficiência energética como o melhor método para lidar com esse desafio.

A ABB [www.abb.com] é líder em tecnologias de potência e de automação que proporcionam aos seus clientes dos setores industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance enquanto reduzem seus impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 120.000 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!