segunda-feira, 8 de junho de 2009

Atitude ecológica reduz poluição e gera economia

Para diminuir a contaminação do ar e o efeito estufa, muito se fala sobre o desenvolvimento de carros elétricos ou combustíveis que poluam menos.

Enquanto o momento é de espera, até que surjam no mercado essas novas tecnologias, é possível adotar algumas medidas ecologicamente corretas que tanto diminuem as emissões quanto os gastos com com combustíveis.

Essa mudança de comportamento se torna ainda mais necessária se considerarmos que 13% das emissões mundiais vêm do setor de transporte.

Somente no Brasil, essa porcentagem é de 12%, ou 39 milhões de toneladas por ano. Para se ter ideia, se considerássemos apenas a poluição desse setor, o País seria o quinto maior poluidor do mundo.

Por esses motivos e inspirado no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira, O Diário foi em busca de dicas de ações que reduzem a emissão de poluentes. Na área mecânica, o gerente do departamento de pós-vendas da concessionária da Iveco, em Maringá, Nivair Torino, recomenda ajustes periódicos no sistema de combustão do veículo.

“O uso diário desgasta os componentes, o que permite maior vazão de combustível, gerando mais gastos e poluição”, explica. Ele diz que cada carro tem dosagem mínima de emissão, mas se estiver acima do permitido a Polícia Rodoviária Federal pode registrar multa. Por isso, para carros de passeio, Torino recomenda manutenção a cada 15 mil quilômetros rodados. Já no caso de caminhões, o prazo é de 60 mil quilômetros.


Dia a dia

Outras medidas, agora mais relacionadas aos hábitos cotidianos, são sugeridas pelo secretário do Meio Ambiente de Maringá, Diniz Afonso. Ele diz que utilizar mais o transporte coletivo é uma das alternativas.

“Temos ônibus que circulam em todos os bairros da cidade, que também podem ser utilizados para economizar combustível e manutenção do veículo”, argumenta.

O secretário também aconselha as pessoas a se organizarem para o transporte em grupos. “Ainda percebemos muitos motoristas que estão sozinhos nos veículos”, destaca.

Afonso comenta, por exemplo, que estudantes poderiam combinar carona para irem à faculdade, realizando rodízio semanal de veículos. Outra opção para evitar a poluição, segundo ele, é andar de bicicleta, já que Maringá é uma cidade planejada e, por isso, tem ruas e avenidas largas e planas, o que favorece a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!