segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bioenergia é alternativa para consumo crescente mundial

Mato Grosso do Sul, Segunda-Feira, 15 de Junho de 2009 - 13:17

Estudos da União Européia confirmam que entre 2009 e 2030 a procura mundial por energia aumentará em torno de 1,8% ao ano. Mais da metade desta demanda ocorrerá nos países em desenvolvimento, hoje responsável por cerca de 40% do total. Com o esgotamento dos recursos hídricos disponíveis e das reservas de combustíveis fósseis, associados aos impactos ambientais, tornam inevitável a utilização de energias renováveis.

A substituição da matriz energética mundial, entretanto, ainda enfrenta alguns obstáculos pois a produção da bioenergia compete com a de alimentos, estabelecendo o grande dilema da sustentabilidade.

Nesse cenário, o Brasil posiciona-se como a grande potência ambiental e energética, pois é o único país onde existem plenas condições de se obter da terra combustíveis e eletricidade renováveis, sem prejuízo à produção de comida.

De acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente o Brasil é o maior mercado mundial de energias renováveis e representa mais de 90% dos novos investimentos neste setor na América Latina. Cerca de 46% da energia no Brasil provém de fontes renováveis, graças à enorme capacidade hídrica e à indústria de bio-etanol, há muito implantada.

Como forma de posicionar está mudança no mercado mundial, a cidade de Curitiba estará reunindo, de 18 a 21 de agosto de 2009, alguns dos principais especialistas na área. O encontro acontecerá durante a realização do IV Congresso Internacional de Bioenergia e I Congresso Brasileiros de Geração Distribuída e Energias Renováveis.

Especialistas internacionais como Thomas Amon, da Universidade de Viena, Annette Hester e John Benemann, dos Estados Unidos, Dirk Assmann, da Alemanha, Vicenza Faraco, da Universidade de Nápoles, Itália, Ami Bem Amotz, de Israel, além de renomados pesquisadores e especialistas do Brasil, estarão proferindo palestra durante o evento, dando um visão do que acontece no Brasil e mundo em energias renováveis. O programa completo do evento está disponível no site www.eventobioenergia.com.br

Paralelamente ao Congresso acontece a segunda edição da BioTech Fair – Feira Intencional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. A feira visa mostrar tecnologias e equipamentos para produção de energia renovável, proveniente de várias fontes como vento, sol, produtos agrícolas, algas marinhas, resíduos florestais, gás metano e até mesmo lixo urbano. Uma usina móvel completa de biodiesel estará em funcionamento durante a Feira.

A Feira e o Congresso acontecem de 18 a 21 de agosto de 2009, no ExpoUnimed Curitiba e Teatro Positivo. A Coordenação Técnica do evento é da FUPEF-UFPR, com o apoio da Itaipu, Copel, Andritz e ONUDI, patrocinadoras do evento. A promoção é da Porthus Eventos, com o apoio de mais de 70 entidades e universidades brasileiras.


Serviço:
IV Congresso Internacional de Bioenergia
I Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Alternativas
II BioTech Fair – Fera Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel
Data: 18 a 21 de agosto de 2009
Local: ExpoUnimed Curitiba e Teatro Positivo
Contato: contato@porthuseventos.com.br
Fone : (41) 3072-3131

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!