quarta-feira, 3 de junho de 2009

Casa Cor Paraná tem "Studio di un Designer Italiano"


O público já pode conferir os 50 ambientes da 16ª edição da Casa Cor Paraná, que este ano acontece no asilo São Vicente de Paulo, bairro Juvevê em Curitiba, e traz novidades e excelentes idéias sob o tema “Eco-criatividade e Responsabilidade Social”. Entre os espaços, um dos que mais chamam a atenção do público é o ‘Studio di un Designer Italiano’, criado pelos arquitetos Guto Biazzetto e Carolina Espezim, do escritório Gambiarra. O ambiente é uma homenagem ao escritório Cibic & Partners, de Milão, e cria uma integração entre elementos italianos e brasileiros. Inclusive, ele será prestigiado por um dos sócios, Luigi Marchetti, com quem o casal de arquitetos trabalhou durante um ano na Itália, entre 2007 e 2008.

Luigi virá a Curitiba para conhecer a mostra e aproveitará para ministrar workshop sobre a sustentabilidade em projetos arquitetônicos e de decoração no Casa Cor Stars, seminário que será realizado pela primeira vez na capital paranaense, no dia 4 de julho. Segundo a diretora do evento Marina Nessi, contar com a presença de um profissional da equipe de Aldo Cibic é criar a oportunidade de contato com conceitos inovadores e com o que acontece com a vanguarda mundial da arquitetura e design. “Já tivemos outras experiências de palestrantes. Mas um profissional do exterior, com experiência internacional de arquitetura, é a primeira vez que trazemos”, afirma.

O estúdio

Quem visita o ‘Studio di un Designer Italiano’, percebe que se trata de uma utilização racional do espaço, com ambientação luminotécnica e utilização de materiais e conceitos sustentáveis. Dentro de uma linha estilizada e plástica, são retratados elementos vegetais e naturais, visando sempre unificar o design contemporâneo italiano com o étnico brasileiro, misturando materiais atuais com tramas naturais. “Buscamos esse conceito por estar de acordo com a concepção da Casa Cor deste ano. Sabemos que mais do que nunca ela está certíssima em buscar idéias de sustentabilidade”, afirma Guto.

Em sua concepção, além da sustentabilidade estilizada, foram levados em conta o bem estar e a valorização dos sentidos. O projeto em si, de acordo com Carolina Espezim, buscou ser um elemento de evidência dentro da mostra. “Podemos destacar a união das duas mesas retro-iluminadas por leds que giram em todo o ambiente, representando todas as atenções ao profissional do Studio Cibic&Partners. O piso foi revestido com cascas de árvore que remetem à natureza”. Ao mesmo tempo, foi colocada a plotagem de uma árvore em preto e branco ao fundo de um jogo de prateleiras verdes que também representam de forma estilizada e conceitual os galhos e ramificações da mesma. “Estamos empolgados com o evento. Esperamos atingir de forma positiva a consciência sustentável das pessoas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!