quinta-feira, 4 de junho de 2009

Coleta de lixo reciclável aumenta 46% em São José dos Campos

Imagem(s): Lucas Lacaz Ruiz / A 13
Funcionários da Urbam trabalham na separação do lixo reciclável

Começou a funcionar nesta segunda-feira, 1º, em São José dos Campos, um novo turno de trabalho no centro de triagem da Urbam. A empresa, responsável pela coleta de lixo na cidade, adotou a medida para atender a demanda de 46% de aumento de coleta de lixo reciclável.

Os 48 novos funcionários contratados para dar sustentação à tarefa vão trabalhar das 15h30 à 0h30 na separação dos materiais recolhidos. Eles irão se somar a outros 100 funcionários, que atuam das 6h30 às 15h30 na separação de até 24 especificações de materiais recicláveis.

Segundo a Urbam, o novo turno de trabalho foi criado para que a empresa consiga atender o aumento do lixo coletado na cidade, que pulou de 24 toneladas por dia, em 2008, para 37 toneladas/dia – média registrada apenas nos quatro primeiros meses deste ano.

Para a direção da empresa, o aumento da coleta reflete “a maior participação da população” no processo de reciclagem. Há registro de um grande número de pedidos de moradores que querem contar com esse tipo de serviço.

Para isso, a Urbam reforçou a frota de caminhões compactadores e o quadro de funcionários, contratando novos motoristas e coletores.

No Bosque dos Eucaliptos, por exemplo, o serviço era feito por uma cooperativa de catadores e, desde o último dia 30, a Urbam passou a atender a população do bairro. Parte do material coletado agora será revertido à cooperativa, estimulando os catadores a darem continuidade ao trabalho de reciclagem.

Empresa passa a operar com dois turnos de trabalho para atender a demanda

O aumento do número de pessoas atendidas no município também é citado em um estudo da ONG Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) que, de uma forma geral, atribui o crescimento ao engajamento das prefeituras, organizações e da sociedade civil nessas cidades.

Como funciona
O programa de coleta seletiva funciona desde 1990 em São José dos Campos e foi implantado para viabilizar a coleta de casa em casa, com estrutura própria, dentro da coleta de lixo.

A ação possibilita desviar resíduos do aterro sanitário, otimizando a vida útil do material reciclável e contribuindo com a preservação ambiental, geração de renda e de trabalho.

Para participar da coleta, o munícipe precisa apenas separar o lixo produzido dentro de casa. O trabalho é feito a partir de dois tipos de sacolas, uma para o depósito de materiais recicláveis (plástico, vidro, papel, papelão, garrafas pet, alumínio, e outros tipos de metais) e a outra para restos de comida e outros materiais que não podem ser reciclados, como papel higiênico, guardanapos sujos e fraldas, por exemplo.

A Urbam prepara uma grande ofensiva para intensificar as ações de reciclagem, por meio do programa São José Recicla, que deve começar neste mês.

Esse tipo de ação vai ao encontro do que já acontece em grandes centros urbanos, como Curitiba, Itabira (MG), Santos (SP) e Santo André (SP). Esses municípios são os detentores dos maiores percentuais de serviços de coleta seletiva para a população.

O aumento da reciclagem em São José dos Campos também reflete o que acontece no país: o aumento de 24% nas cidades que mantêm algum tipo de serviço para a reciclagem do lixo.

De acordo com dados da Cempre, 405 municípios do país estão engajados em ações de coleta seletiva. Isso representa 7,28% das cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!