sexta-feira, 12 de junho de 2009

Coleta seletiva poderá ter conscientização regional

Data: 12/6/2009

Projeto prevê estímulo à conscientização intermunicipal para a coleta de Materiais Recicláveis


Demonstrando grande preocupação com o meio ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, apresentou, esta semana, o escopo de um projeto de abrangência microrregional, envolvendo a AMM (Associação Mineira de Municípios), SEBRAE entre outras, e que vem de encontro às ações da Coleta Seletiva já iniciada pelo IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá).

De acordo com a secretária Alda Sandra, a idéia básica que fundamenta a ação do projeto pode ser entendida como um processo de estímulo à conscientização intermunicipal em relação à coleta de Materiais Recicláveis, pela população, com qualidade, através de intercâmbio entre as cidades da AMPLA.

A equipe que trabalha com o projeto deverá agendar encontro com o prefeito Jeová Moreira da Costa e o presidente da AMPLA, para propor parceria em forma de consórcio com os demais municípios da AMPLA, pois alguns desses municípios não produzem lixo suficiente para reciclagem. Desta forma, é necessário a formação de um consórcio para a coleta adequada desse material, e com um melhor destino, podendo ser transformado em várias fontes de renda.

Trata-se de um projeto que não tem repercussão como obra física, mas é de grande alcance social, já que reflete na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano.

Entre vários outros assuntos relacionados à operacionalização do Projeto que visa principalmente à preservação do meio ambiente e a conservação do lençol freático da microrregião compreendida entre os seus municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!