quarta-feira, 3 de junho de 2009

Copa da Amazônia: Manaus prepara festa com folclore e mega show

Organização de evento espera 50 mil pessoas para acompanhar o anúncio das cidades-sede do Mundial de 2014 no Brasil

Leandro Canônico Manaus

Clique para ampliar

Palco montado na área externa do Vivaldão: festa para comemorar indicação de Manaus

Manaus está pronta para receber o sim da Fifa. Otimista com a sua candidatura a uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a capital do Amazonas está preparando uma grande festa. O domingo começará com música eletrônica, terá apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido, do tradicional Festival de Parintins, e terminará com show da banda mineira Jota Quest, marcado para logo depois do anúncio, que acontece às 15h30m (de Brasília), em Nassau, nas Bahamas.

- Se der ou não Manaus, vamos festejar assim mesmo, porque somos Brasil. É claro que temos uma expectativa por conta da qualidade do nosso projeto. Confiamos nas informações da imprensa, mas só vamos comemorar quando for oficial – disse o secretário de cultura do estado, Robério Braga. Na sexta-feira, o colunista Ancelmo Gois, do jornal ‘O Globo’, antecipou as 12 sedes. E na lista estava a cidade amazonense, que tem como slogan de sua campanha “A Copa da Amazônia”.

Além de ter apresentado um projeto que foi elogiado por integrantes da Fifa e também do Comitê Organizador da Copa no Brasil, Manaus teve um representante persistente: Eduardo Braga. O governador do Amazonas comandou todas as ações da campanha e manteve sempre estreita sua relação com membros da entidade que comanda o futebol mundial e também com a CBF.

Sempre defendendo o caráter ecológico de uma Copa na Amazônia, Braga esteve acompanhando todas as visitas das comitivas da Fifa ao Brasil, foi à Suíça presenciar o anúncio do Brasil como país sede e apoiou in loco candidaturas importantes, como as de São Paulo e Rio de Janeiro. As duas cidades da região sudeste, por sinal, devem receber, respectivamente, a abertura e a final do Mundial.

- Certamente a participação ativa do governador ajudou bastante. Nós encaramos a Copa do Mundo em Manaus como um grande negócio para a cidade e para o estado do Amazonas. Vamos poder solucionar problemas na cidade e investir em melhorias. Já estamos com parcerias com empresas privadas e temos certeza de que faremos um bom trabalho – discursou o secretário de cultura do Amazonas.

Domingo de agito no Vivaldão

Clique para ampliar

Telão vai anunciar as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

O estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, será o palco da grande festa para comemorar a provável confirmação de Manaus como uma das sedes da Copa de 2014. Em frente ao local foram montados dois palcos em forma de concha. No meio deles, um telão foi instalado para que os torcedores possam acompanhar a cerimônia, direto de Nassau. Grandes bandeiras do Brasil e do Amazonas darão um toque especial.

- Estamos esperando aproximadamente 50 mil pessoas nessa festa. Vamos ter várias atrações, como os bumbás Caprichoso e Garantido, a banda Jota Quest. Será com certeza uma grande comemoração – falou Robério Braga.

Além das atrações musicais e folclóricas já citadas, o governo do Amazonas chamou também as escolas de samba do grupo especial de Manaus, alunos de escolas municipais, que farão desfile de fanfarras e um show de paraquedistas. Para dar um caráter mais esportivo à festa, a organização convidou também os ex-jogadores Biro Biro, Bebeto e Dadá Maravilha, autor do primeiro gol da história do Vivaldão.

Clique para ampliar

O projeto para o Vivaldão da Copa de 2014

No dia 5 de abril de 1970, as equipes reservas e titulares das seleções brasileira e do Amazonas fizeram os primeiros jogos no gramado do Vivaldo Lima. Na preliminar da partida entre os titulares de ambas as equipes, show de Dadá. O atacante fez os quatro gols do triunfo por 4 a 1 e até hoje é celebrado pelos amazonenses.

Outra presença confirmada na festa é da ex-BBB Milena, participante da última edição do reality show. Pouco depois do anúncio, a bola também vai rolar no Vivaldão, pelo Campeonato Amazonense. O jogo será entre Nacional e América.

Segundo informações da organização do evento, 700 policiais estarão envolvidos na segurança do público, além de 25 bombeiros e quatro ambulâncias. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros ficarão no local para jogar água nas pessoas caso o domingo seja de muito calor em Manaus.

Confira a programação (no horário de Brasília, sempre uma hora a mais):

9h às 11h – Música eletrônica
11h – Desfile de fanfarras
11h30m às 12h30m – Passagem de som do Jota Quest
13h às 13h45m – Desfile das escolas de samba
14h – Participação de Biro Biro, Bebeto, Dadá Maravilha e da ex-BBB Milena
14h15m - Show de paraquedistas
14h30m – Anúncio das 12 sedes da Copa no Brasil, via telão
15h – Nacional x América, pelo Campeonato Amazonense
15h30m às 17h – Show da banda mineira Jota Quest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!