segunda-feira, 8 de junho de 2009

Empresa reduz poluição com reforma de pneus



Da Agência Sebrae de Notícias

Após o uso, os pneus de caminhões podem poluir o meio ambiente e servem de criadouro para o mosquito da dengue. A reforma desse material aumenta sua vida útil, com benefícios para o meio ambiente e o consumidor. A empresa FM Pneus, de Toledo (PR), além de reformar, providencia o descarte adequado e realiza projetos comunitários com o plantio de árvores e ações educativas junto à população.

Marcos Roberto Magnanti é diretor da FM Pneus, empresa com 12 anos de atividades. Ele explica que um pneu de caminhão pode ser reformado de duas a três vezes, com um aumento de até três anos na longevidade do produto. Segundo o empresário paranaense, um pneu novo custa em torno de R$ 1,2 mil, enquanto o reformado sai por cerca de R$ 400. "Se um pneu novo roda em média 150 mil quilômetros, o reformado consegue atingir até 180 mil", calcula.

O empresário assinala que hoje o Brasil constitui o segundo maior mercado mundial de pneus reformados e perde apenas para os Estados Unidos. Ele destaca que o ramo, antes visto com preconceito, tornou-se muito importante pelas questões ambientais. O cliente leva o pneu para a FM e empresa coloca uma nova banda de rodagem sobre ele. Quando não é mais possível a reforma, as carcaças são enviadas para reciclagem.

Fora sua atividade comercial, a FM Pneus desenvolve ações sócio-ambientais que contribuem para melhorar a eficiência e a lucratividade do negócio. Uma delas é o programa '3R', que reúne as siglas Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O '3R' envolve coleta seletiva na empresa, redução no consumo de energia, reaproveitamento de água por meio de cisternas e reutilização de papéis e envelopes. "Tudo isso gera benefícios ao meio ambiente e ao mesmo tempo permite que a empresa economize", diz Marcos Roberto.

A empresa paranaense vende para recicladoras materiais como pneus, plásticos e papéis. A borracha, por exemplo, tem diversas finalidades, como a produção de solas para sapatos. O lucro com a venda para reciclagem vai para a associação dos funcionários da FM. Com o dinheiro arrecadado, eles compraram um terreno com área de 40 mil metros quadrados. Nela, plantaram-se mil árvores, dentro do programa 'Plante Vida com seus Pneus', mais uma iniciativa da empresa de Toledo.

Magnanti diz que a cada quatro pneus reformados, planta-se uma muda de árvore. Com isso, além das que existem no terreno da Associação dos Funcionários, já houve o plantio de mais mil mudas em outros lugares de Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!