quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fórum de Dois Irmãos do Buriti doa papel para reciclagem

No começo, mulheres trabalhavam no lixão da cidade de Dois Irmãos do Buriti como catadoras de material reciclável. Hoje, com o apoio da Prefeitura do Município, cerca de 11 mulheres compõem a Associação Buritiense de Agentes de Recicláveis (ABAR). A Prefeitura disponibilizou um local para a separação e armazenamento de papel, plástico, alumínio e outros materiais, próximo ao aterro sanitário. Além disso, o material orgânico que hoje é separado pelas associadas e doado para hortas na cidade, será também utilizado numa horta, em vias de construção, pelas próprias mulheres da ABAR.

O juiz titular da Vara Cível e Criminal de Dois Irmãos do Buriti, Cláudio Müller Pareja, foi procurado por uma engenheira ambiental da cidade sobre a possibilidade de o Fórum doar o papel inutilizado na comarca. O magistrado conferiu de perto o trabalho da ABAR e concordou com o apoio à entidade, desde que as folhas passassem por uma máquina de fragmentação, pois, como muitos processos correm em segredo de justiça, é necessário um cuidado para que as informações não possam ser visualizadas.

Com a doação do equipamento para a fragmentação do papel pela Câmara Municipal, começou neste mês de maio a coleta do papel no Fórum local. Segundo Dr. Cláudio Pareja, as trabalhadoras trazem o equipamento e fragmentam os papéis no próprio prédio do Fórum. O juiz conversou ainda com todos os servidores para organizarem a separação do material para coleta.

O papel arrecadado e outros materiais coletados pelas mulheres da ABAR são vendidos para uma empresa de reciclagem da Capital. Segundo o magistrado, após a parceria com o judiciário, a associação pretende realizar a coleta em outros órgãos públicos e também em instituições bancárias de Dois Irmãos do Buriti.


Fonte: TJMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!