quarta-feira, 3 de junho de 2009

INSS e Embrapa debatem sustentabilidade ambiental em Campina

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Embrapa Algodão, promovem, na próxima quinta-feira (4), o 1º Fórum dos Gestores Federais em Campina Grande e faz constar, na programação, o 1º Colóquio sobre Sustentabilidade e Destinação de Resíduos Sólidos. O fórum reunirá os dirigentes de órgãos públicos federais com atuação em Campina Grande. A iniciativa integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

A pauta é direcionada a palestras, debates e trocas de experiências que contribuam para a definição de um calendário de ações, planejadas pelos organismos da administração federal, incluindo os bancos oficiais. Este calendário de ações tornará o fórum itinerante e deliberativo. O encontro também servirá de posicionamento quanto à implementação da política socioambiental, agendada pelo governo federal por meio de legislação específica.

Objetivo - O INSS Campina Grande pretende, com a realização desse fórum, refletir e agir na condução de ações, em parceria com outras instituições na Paraíba. Ações que visem a qualidade de vida dos cidadãos e a recuperação da sustentabilidade do planeta. “Nossa rotina precisa de consciência cidadã e responsabilidade socioambiental”, observa o gerente-executivo Roberto Marques.

O gestor lembra ainda o Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que destaca no seu primeiro artigo: “A separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis são reguladas pelas disposições deste Decreto”.

Programação - A destinação dos resíduos será o principal tema do 1º Fórum dos Gestores Federais em Campina Grande. A programação começará às 8h, na quarta-feira (4), no auditório da sede da Gerência do INSS, e inclui apresentação do vídeo “Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)”, relatos de experiências com a coleta seletiva solidária, debate e plenária. O encerramento está previsto para o meio-dia.

Comemoração - O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!