sexta-feira, 12 de junho de 2009

Município adere ao Projeto Verde da Secretaria do Meio Ambiente

Rio Claro assinou, na última terça-feira, a adesão ao projeto que prevê a gestão ambiental compartilhada


(Divulgação) - A Prefeitura de Rio Claro e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente assinaram projeto que estabelece parceria. "Os municípios trabalharão juntos na efetivação da agenda ambiental paulista", afirmou o secretário estadual Xico Graziano aos mais de 30 prefeitos que estiveram na solenidade em Leme. A vice-prefeita Olga Salomão representou Rio Claro, uma vez que o prefeito Du Altimari estava em Brasília.
"Acreditamos que esta parceria irá contribuir para as políticas de desenvolvimento de Rio Claro, pois projetos ambientais bem estruturados necessariamente abrangem os demais setores", afirma Olga Salomão, acrescentando que "não se pode pensar em meio ambiente sem considerar a sustentabilidade".
O secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Rio Claro, Milton Machado Luz, confirmou sua disposição em promover a participação da sociedade na gestão ambiental. "Com este convênio, pretendemos ampliar nossas ações ambientais, sempre que possível com o envolvimento direto da comunidade", disse. Nessa linha de atuação, o prefeito Du Altimari tem repetido que a presença do setor educacional é imprescindível para o sucesso das ações. "Educar as crianças é garantir o futuro", afirma.
No protocolo de intenções assinado nesta terça-feira, foram estabelecidas as ações necessárias para que o município seja certificado como Verde. Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente são as 10 Diretivas do Projeto e nelas o município deverá concentrar os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
Em agosto, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente deverá anunciar as notas que cada município somará a partir das ações realizadas. "Mais importante do que uma boa classificação no ranking será a constatação de que avançamos neste setor, que considero fundamental para o crescimento do município", afirma Altimari.
Nos cinco primeiros meses de 2009, o governo municipal de Rio Claro tomou várias iniciativas que deverão colaborar com uma boa pontuação no ranking estadual, como a recuperação do aterro sanitário, reforma do Lago Azul, parceria de cogestão para a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, plantio de árvores nas margens do Rio Corumbataí e estudos para a ampliação da coleta seletiva de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!