segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mutirão de limpeza dá grito de alerta sobre o rio Pardo


A semana do meio ambiente, iniciada na segunda-feira passada com gincana estudantil para coleta de material reciclável, em Ribas do Rio Pardo, teve show de Orquestra do Pantanal na noite de sábado e mutirão de limpeza do Rio Pardo, ontem de manhã.
Junto com a orquestra, artistas do município que fazem parte do CD Canta Ribas, gravado pela Prefeitura Municipal, também se apresentaram. Os artesãos da cidade aproveitaram para comercializar seus trabalhos na Feira do Artesanato montada no local do show.
Na manhã de domingo 15 barcos navegaram pelo Rio Pardo por 40 quilômetros, com a tripulação fazendo um mutirão de limpeza para coleta de material reciclável como plástico e alumínio. Guarnição do Corpo de Bombeiros esteve em Ribas para acompanhar a atividade ecológica.
A coordenação do mutirão foi da ONG Rio Pardo Vivo, que denuncia o elevado nível de assoreamento decorrente da atividade agrícola e pecuária no município. “Onde o leito atingia entre seis a nove metros de profundidade, hoje varia entre 30 a 40 centímetros de água apenas”, destaca o professor Costa, ambientalista responsável técnico pela atividade.
A caravana desceu o Rio Pardo domingo fazendo um grito de alerta para as autoridades estaduais e federais tomarem providências quanto ao problema, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ângelo da Silva.
O Rio Pardo nasce no vertedouro chamado “Caminho das Monções”, em Camapuã. No seu curso, passa por mais quatro municípios: Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Bataguassu, onde deságua no Rio Paraná. Em Campo Grande, recebe água do Córrego Anhanduí, que corta o centro da Capital do Estado.
Um aspecto histórico do Rio Pardo, é o fato de que já foi navegado pelos Bandeirantes no Século XVI, quando exploraram ouro na região onde hoje é o norte de Mato Grosso do Sul.
É no Rio Pardo que foi construída, há quarenta anos, a primeira usina hidrelétrica de Mato Grosso do Sul, a Usina Assis Chateubriand, conhecida como Usina do Mimoso. Hoje a Usina produz 29,5 Megawatts de energia elétrica consumida no Estado, o que corresponde a 9 % da produção da empresa Energesp (existem usinas de outras empresas produtoras de energia no Estado).

08/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!