quinta-feira, 4 de junho de 2009

Óleos usados geram biocombustível

04 Junho '09

Lisboa, 04 Jun (Lusa) - Entupimentos, obstruções e cheiros desagradáveis são algumas consequências da deposição de óleos alimentares na rede de saneamento. A empresa Biological, em Loures, encontrou forma de valorizar estes resíduos aproveitando-os para gerar biocombustível.

"A utilização do óleo e do azeite faz parte da nossa cultura gastronómica e todas as cozinhas são confrontadas com o problema de eliminar de uma forma legal os óleos alimentares usados. É para dar resposta a este problema que nós existimos", explicou à Agência Lusa Luís Realista, administrador do Grupo ETSA, que integra a Biological, criada em 2003, e outras quatro empresas (SEBOL, ABAPOR, ITS e AISIB) ligadas à recolha, tratamento e transformação de resíduos de diversas origem.

A esta unidade sediada em Santo Antão do Tojal, Loures, chegam diariamente centenas de barricas de 50 litros contendo óleos usados provenientes de hotéis, restaurantes, cafés, cantinas, refeitórios e, mais recentemente, de 20 oleões (ecoponto de recolha de óleos usados) que a Câmara Municipal de Loures instalou em cada uma das freguesias do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!