sexta-feira, 12 de junho de 2009

Petrobras vai dominar produção de biocombustível

Roberto do Nascimento
A Petrobrás deu mais um passo para atingir a meta de produzir 940 milhões de litros e biodiesel em 2012 ou 55% das necessidades do País. Hoje, a quase totalidade do biodiesel produzido no Brasil usa como matéria-prima a soja, que tem seus preços decididos internacionalmente. A Petrobrás tem investido na diversificação, principalmente com a distribuição de sementes de girassol e mamona, com o compromisso de comprar toda a produção dos agricultores familiares.

Com a antecipação da adoção de 4% de biodiesel ao diesel (B4), em julho, o Brasil passará a consumir cerca de 1,7 bilhão de litros do combustível. O B5 só deve entrar em vigor em 2013 (também deve ser antecipado), elevando o consumo para pouco mais de 2 bilhões de litros.

A Petrobras Biocombustível assinou esta semana, no município de Morro do Chapéu (BA), contratos de assistência técnica agrícola para orientar 28,7 mil agricultores familiares da Bahia e de Sergipe no plantio de mamona e girassol.

A estatal vai fornecer 94 toneladas de sementes de mamona e 39 toneladas de sementes de girassol para a safra 2008/2009. O conjunto de ações de apoio aos agricultores envolve, ainda, o recolhimento e o transporte da safra, o apoio à organização dos pequenos agricultores em cooperativas e a garantia de compra da produção com preços previamente negociados com as entidades representativas, com contratos com duração de cinco anos. A compra dos grãos é feita com base no preço de mercado, havendo ainda a garantia de um preço básico, estipulado com base no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar, acrescido de 10%.

DiárioNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!