terça-feira, 30 de junho de 2009

PROENÇA-A-NOVA – Mestrado em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais

30-Jun-2009
O Centro de Ciência Viva das Floresta em Proença-a-Nova (CCVF) vai receber o Mestrado em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais. Este curso de mestrado (2º ciclo de Bolonha) surge pela necessidade de qualificação dos agentes no sector florestal, para a efectiva modernização deste sector e respectivo crescimento económico e vai ser leccionado pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
Ofélia Anjos da comissão científica deste curso explicou que “durante anos formamos alunos de engenharia florestal e com agrado pediam-nos alunos formados na Escola Agrária. Não quisemos perder esse vínculo e agora que temos um curso mais abrangente, de Engenharia Agronómica com vertente florestal, quisemos fazer este mestrado e dar oportunidade a alunos que venham de outros cursos”, explicou Ofélia Anjos
Com a entrada em vigor do Processo de Bolonha que reduz os cursos para três anos, “há necessidade de mais”, surgindo assim os Mestrados para darem formação em diversas áreas, explicou ainda a Ofélia Anjos.
Na apresentação do curso, Ana Maria Vaz, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) confessou que “este Mestrado anda para ser aprovado desde 2006”.
O CCVF fica assim ao serviço do ensino, um facto que agrada a João Paulo Catarino, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. No dia em que reviu os que o ajudaram na sua formação académica, reforçou a ideia de que a ligação ao IPCB está cada vez mais estreita, até porque vai ser o IPCB a estar por detrás da renovação dos conteúdos do CCVF, que se pretendem mais “modernos”, com a questão do “carbono, da piscicultura ou das borboletas”.
Nesta cerimónia foi ainda assinado um protocolo relacionado com o projecto dos bio-aromas, o qual tem tido grande aceitação por parte das crianças da APPACDM e que pretende dar alguma autonomia às crianças com necessidades especiais, como o que tem sido desenvolvido nos viveiros da câmara e que vai contar, a partir de agora, também com o apoio do IPCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!