quarta-feira, 3 de junho de 2009

Público aprova ópera com roupagem amazônica em Manaus

MANAUS – A área externa do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, foi especialmente iluminada e preparada para servir de palco para a ópera “A vida parisiense... Em Manaus”, que encerrou a programação do 13º Festival Amazonas de Ópera, na noite de ontem (31).

Cerca de 6 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar, compareceram ao encerramento, que contou com uma roupagem amazônica, com as adaptações realizadas pelo secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Logo no início da apresentação, uma ambientação do porto da cidade trouxe sacas, caixas e estivadores remetia aos tempos em que o local era o principal centro econômico da cidade.

O público ficou fascinado com a iluminação, com o desempenho dos artistas e com a incorporação de elementos regionais à opereta, que foi baseada na obra “La Vie Parisienne”, de Jacques Offenbach (1819 – 1880).

Para o professor Antônio Kunitz, 42, esse foi a “grande sacada” da montagem este ano. “A ópera já é em francês, e isso já dispersa um pouco. Com elementos da nossa cultura fica mais interessantes”, opinou.

Elena Alves, 28, que levou os filhos André, 8, e Vanessa, 13, para assistirem ao evento, disse que Manaus precisa de mais eventos culturais como o Festival de Ópera. Segundo ela, esse tipo de lazer proporciona diversão, e ao mesmo tempo, enriquecimento cultural.

O casal de americanos Susan e Howard Evan, que vieram a Manaus especialmente para o 13º Festival Amazonas de Ópera, também aprovaram o regionalismo incorporado à ópera francesa.

- Já tinhamos assistido à versão original e adoramos conhecer mais da cultura local por meio da ópera. Ficou lindo e muito bem executado. Ano que vem estaremos de volta, certamente - disse Susan.


Foto: Bruno Lopes/Portal Amazônia

Fonte: Raphael Cortezão - Especial para o Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!