segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resultados da Conferência do Meio Ambiente na internet

cartazcemapr2Os resultados da II Conferência Estadual do Meio Ambiente, de 2008, podem ser acompanhados pela internet.

São nove prefeituras cobradas em algumas ações – das duas maiores cidades do Paraná e de todo o Litoral: Curitiba, Londrina, Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.


Foram mais de 250 deliberações tomadas no evento. Boa parte das ações cabe à própria secretaria estadual. Para acompanhar é só acessar o site www.sema.pr.gov.br e clicar no ícone Monitoramento das Deliberações / III Conferência Estadual de Meio Ambiente.


Queremos solucionar e dar uma resposta a todas as pessoas que apresentaram dificuldades ou problemas ambientais em sua região. Ficará a cargo da coordenadoria de Mudanças Climáticas, da Secretaria do Meio Ambiente, encaminhar as solicitações aos órgãos competentes e dar um retorno à população”, declarou o secretário Rasca Rodrigues.


Para a coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria, Manyu Chang, o esforço da mobilização, das discussões e da elaboração das deliberações não pode terminar com a conferência. “Afinal de contas, a sociedade que as elaborou precisa e deve monitorar o desenlace das deliberações”, explicou. “Senão, não há sentido em propor nenhuma deliberação”, completou.


A expectativa de Manyu é que até o próximo dia 7 de julho os órgãos respondam os questionamentos levantados. Entre os principais órgãos no qual as deliberações foram destinadas estão instituições do governo federal (Ibama, Dnit e Incra), governo estadual (IAP, Emater, Copel e Sanepar), além das prefeituras de diversos municípios.


CASOS - Durante a 3ª Conferência, que teve como foco a discussão das mudanças climáticas, cinco grupos temáticos levantaram as deliberações em torno da redução das causas, adaptação aos impactos, educação, pesquisa e controle social das mudanças climáticas.


Indianara Pires, participante da conferência e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), acredita que o controle social por meio do site demonstra o respeito que os organizadores da conferência possuem pelos conferencistas. “Todos que participaram da conferência têm a perspectiva das respostas a seus questionamentos. Considero muito importante o controle social, pois dá credibilidade a conferência e mostra o respeito que alcançamos no evento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!