quarta-feira, 3 de junho de 2009

Reunião de instalação do grupo Executivo Estadual do Programa Terra (Amazônia) Legal no Pará: Terra para viver, produzir e preservar


Local: SIPAM
Endereço: Avenida Júlio César, 7060
Contatos: Contatos/ Casa Civil: Erika Morhy (9144-8087); Keyla Negrao (9987-4770)


Programa Terra (Amazônia) Legal no Pará: Terra para viver, produzir e preservar. O que é.

O Terra Legal é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A meta é regularizar cerca de 300 mil imóveis de até 15 módulos fiscais na Amazônia Legal, ou seja, prioritariamente, pequenos e médios produtores. A regularização se dará em ocupações que incidem em terras da União. Em 2009, as atividades do “Terra Legal” serão desenvolvidas em 92 municípios da Amazônia Legal.

Como funciona: As áreas de ocupação serão cadastradas, e as de pequeno porte serão dispensadas de vistoria, e seguirão para avaliação do processo de titularização, que dá o direito ao uso regular do imóvel (da terra) para produção e moradia.

Contextualização: O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 458 (10.02.2009), que dispõe sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal e cria o programa “Terra Legal”.

No caso de ocupações prioritárias, de ate 75 hectares, a titularização do imóvel será imediata e sem custo para o pequeno produtor.

No caso do Pará, estima-se que isso corresponda até 90% das áreas dentro dos municípios contemplados pelo programa, o que terá uma meta temporal do processo de titularização de até 02 meses.

Beneficiados: Prioritariamente, pequenos produtores que ocupam áreas de até 75 hectares (média fiscal). Mas quem produz em área de 4 a 15 médias fiscais, haverá necessidade de vistoria nas ocupações, para posterior concessão do título da terra.

Benefícios: Essa titularização permitira ao produtor comprovar o uso legal da terra, nesse sentido, torna-se um instrumento de combate a grilagem, pois haverá como identificar os proprietários das áreas, assim como suas formas de ocupação; possibilitando o acesso ao crédito, permitindo o acesso a ações de capacitação técnica, ou seja, criando um ambiente de ações sustentáveis com uma série de benefícios agregados, e a médio e longo prazos, minimizando os passivos ambientais.

Etapas da regularização/

Área de 01 módulo fiscal (até 75 hectares)

Titularização imediata, sem burocracia e sem custo para o produtor.

Área de 01 a 04 módulos fiscais:

- Dispensa de vistoria;

-Cadastramento

- Georeferenciamento

- Ánalise processual

- Titularização

Área de 04 a 15 médias fiscais:

- Pedido (requerimento) de regularização da área;

- Comprovação de ocupação da área;

- Georeferenciamento;

- Ánalise processual: Laudo técnico, atestando a perda de potencial agricola da área;

- Titularização.

Pré-requisitos do produtor:

- Ser brasileiro ou naturalizado;

- Não ser proprietário de outro imóvel rural no pais;

- Não ter sido beneficiado por outro programa de reforma agrária;

- Não ocupar cargo público;

- Ter renda diretamente proveniente da exploração do imóvel;

- Exercer atividade econômica proveniente da exploração na área até 2004.

Grupo executivo:

Órgãos estaduais e federais com representação no Estado.

Atribuições: Definir estratégias de atuação do programa no Estado e estrutura de equipe de acompanhamento e controle social;

Grupo estadual de acompanhamento e controle social aglutina membros da equipe executiva estadual. Organizações da sociedade civil e Ministérios Públicos estadual e federal.

Atribuições: Contribuir para o plano do programa; desenvolver e executar mecanismos de acompanhamento do curso do programa.

Parcerias: Prefeituras, Incra, Movimentos Sociais (MST, Fetagri e Fetraf), órgãos estaduais.

Tecnologia, estudos e dados:

- O Sipam abriga o programa, garantindo um suporte tecnológico capaz de definir com precisão as áreas; O que funciona como uma espécie de “Big Brother” das áreas de ocupação, para ação de regularização fundiária no Pará.

- O Iterpa e Incra entram na parceria com os suportes de estudo, dados e mapeamentos prévios sobre a situação da grilagem, de áreas já ocupadas para moradia sem regularização etc.

- Os movimentos sociais e prefeituras agitam a mobilização nas áreas e participam como “big brother” também da sociedade civil sobre as ações de regularização executadas no Estado.

A Sema é parceira estratégica desse Programa, na medida em que a longo prazo se concentra em ações de sustentabilidade humana e ambiental.

Municípios do programa: Marabá,Tailândia, Paragominas, Ulianópolis.

Importante: Nos dias 18, 19 e 20 de junho, o Programa “Terra Legal” inicia a fase de implantação, juntamente com a ação de cidadania da “Operação Arco Verde”, constituindo-se de um conjunto de ações e políticas ambientais integradas realizadas no Pará, a partir do fortalecimento da parceria entre os governos federal e estadual.

Sugestãode entrevistados: Secretário Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty; representante do Ministério Público; representante da Sociedade Civil, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!