sexta-feira, 12 de junho de 2009

Serra da Bocaina, uma das maiores biodiversidades do planeta

A serra da Bocaina impressiona a todos pela exuberância de suas florestas e pela paz e tranquilidade encontrados a qualquer época do ano


  • Serra da Bocaina, uma das maiores biodiversidades do planeta

  • Foto: Divulgação
Localizada na serra do mar, eqüidistante entre Rio e São Paulo, o parque nacional da serra da Bocaina abrange uma área de aproximadamente 100 mil hectares. Nele se concentra uma das maiores biodiversidades do planeta e é a maior área preservada de mata atlântica original do país. É uma região montanhosa a 1500 metros de altitude em media, coberta por uma infinidade de orquídeas e bromélias, repleta de pássaros e refugio de diversas espécies de animais em extinção. A serra da Bocaina impressiona a todos pela exuberância de suas florestas e pela paz e tranqüilidade encontrados a qualquer época do ano.

Como Chegar:
O acesso pode ser pelas cidades de São José do Barreiro ou por Bananal. O caminho mais rápido e fácil é vir pela Dutra até o km 273, pegar a entrada para Bananal. São 25 km até Bananal e 65 pra São Jose do Barreiro. Seguindo pela SP 247 até a serra da Bocaina , são 25 km em uma estrada de chão em condições razoáveis,acessível para carros comuns dependendo das condições do tempo.Jipes ou Kombis fazem fretes para as pousadas da Região. Por São Jose do Barreiro são 30 km até a entrada do parque precisando porem de autorização prévia do IBAMA.

Quando ir:
A melhor época pra visitar a região é de março a novembro no período de secas e quando o inverno nas montanhas pede um vinhozinho em frente a lareira. Na estação das chuvas (novembro a março) é uma ótima dica pra quem quer fugir do calor do verão e aproveitar as cachoeiras com águas mais quentes e cheias.

Infra-estrutura
A região dispõe de pousadas pra todos os gostos e preços.São servidas em seus restaurantes pratos a base de trutas e delicias caseiras feitas no fogão a lenha.Algumas das pousadas não tem luz elétrica e é preciso agendar o transporte com antecedência. Dentro do parque não existe qualquer tipo de comercio.É recomendável trazer o básico pra seu bem estar pessoal tais como remédios,filtros cremes etc....

O que fazer:
Diversas trilhas para trekking ou mountain bikes no meio da floresta levam a cachoeiras de água cristalina e vistas deslumbrantes para o mar ou para as serras do mar e Mantiqueira. A famosa trilha do ouro com seus caminhos de pedra feitos pelos escravos são um atrativo pra quem gosta de caminhadas mais longas e difíceis. Existem pousadas confortáveis e bem equipadas em toda a região pra quem quer apenas aproveitar o sossego e a tranqüilidade da natureza pra descansar da dura rotina das cidades.

Dicas:
Bananal é uma cidade rica em monumentos históricos e marcos da cultura Brasileira,vale uma visita antes da subida na serra. A cidade também é rica em artesanato e famosa pelos seus trabalhos em crochê. Traga sempre bons agasalhos, no inverno a temperatura vai facilmente abaixo de zero e no verão o clima pode esfriar a noite. Aproveite a vista e suba a serra devagar. Mesmo sendo um 4x4 a estrada ruim pode reservar surpresas desagradáveis.Se não quiser arriscar seu carro pode-se encontrar jipes e kombis que fazem o trajeto e disponibilizam vagas em estacionamento em Bananal e em São Jose do Barreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!