quinta-feira, 11 de junho de 2009












































Uma data tão especial é mais uma oportunidade de praticar o consumo consciente.

O dia dos namorados chegou e muito provavelmente você esteja pensando qual a melhor maneira de demonstrar o seu amor e sensibilidade ao seu parceiro ou parceira.

Tradicionalmente comemorado com rosas vermelhas, bombons, jóias e jantares refinados, o dia dos namorados, para muitos, acaba se tornando sinônimo de novas dívidas e muita preocupação. No entanto, vale lembrar que, na verdade, romantismo está longe de significar obrigatoriamente gastos exorbitantes ou demonstrações de afeto cheias de pirotecnia – e desperdício.

Para se ter uma idéia da relevância econômica dessa data, segundo dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio no estado – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. No ano passado, o setor varejista teve um aumento nas vendas de 1,5% em comparação a 2006 e também espera bons resultados para 2008.

E se a tendência das vendas é aumentar nos períodos que antecedem as datas comemorativas, o costume do mercado acaba sendo o de elevar os preços dos itens mais procurados. Por isso, inovar e buscar alternativas para evitar a ciranda de preços abusivos é sempre uma boa pedida. Além do Dia dos Namorados, comemorado hoje, ser também uma boa ocasião para praticar o Consumo Consciente, desta vez uma boa dose de amor.

Veja a seguir algumas sugestões da Redação do Akatu para alimentar seu relacionamento sem aquecer o planeta, nem comprometer sua saúde financeira, nos próximos meses...

Cartão Virtual

Comece o dia enviando um romântico cartão digital para a pessoa amada. Assim você não precisará preencher um cartão de papel com envelope e nem usar transporte para fazer com que sua mensagem chegue ao seu destino. Lembre-se que os papéis são produzidos a partir de árvores, consumindo água, energia, matérias primas e combustíveis para serem fabricados e transportados.

Mesmo que essas árvores sejam plantadas unicamente com a finalidade de virar papel no futuro, quanto menos papel consumirmos, menor será a necessidade de plantar árvores, menor será o transporte de sementes, menor será o gasto de energia para cortar as árvores, menor o uso de combustível para transportar as árvores cortadas, e menor o uso de matérias primas, energia e água em seu processamento para se tornar celulose e depois de transformar em papel.

Passeio ao ar livre

Nesse dia tão especial, você poderá dispensar o uso do carro. Convide o seu amor para uma caminhada no parque ou um passeio de bicicleta. Vocês poderão desfrutar bons momentos ao ar livre, aproveitando para curtir a natureza.

Aliás, se você fizer desse ato um hábito, ou seja, deixar de usar o carro um dia por semana durante o período de um ano, irá reduzir o impacto sobre a poluição e sobre o aquecimento da Terra, e causar um enorme bem para os moradores da sua cidade e para o planeta.

Se, por exemplo, uma pessoa deixar de utilizar o carro uma vez por semana, evitando percorrer um trajeto de 25 quilômetros nesse período, ao longo de um ano, o seu veículo deixará de lançar para a atmosfera 198 quilos de dióxido de carbono resultante da queima do combustível, no caso de um carro movido à gasolina. Pode parecer pouco, mas essa mesma quantidade de gás carbônico, que não foi emitida em apenas 52 dias em um ano, demora 37 anos para ser absorvida pelo processo de fotossíntese por uma árvore nativa da Mata Atlântica. Imagine, então, se outras pessoas também fizessem o mesmo?

Presentes

Comprar presentes caros, cujo preço está acima de seu orçamento, apesar de poder até agradar no momento de presentear, poderá trazer dores de cabeça num futuro bastante próximo. Principalmente quando a única forma de comprar o presente escolhido for dividir o pagamento em prestações. Tenha em mente que os produtos comprados a prazo têm juros embutidos em seu valor final. Faça a opção pelas compras à vista e peça um desconto. O consumo consciente do dinheiro e do crédito é muito importante para a sua saúde financeira e a de sua família.

Pense nos impactos ambientais causados pela compra, uso e descarte dos produtos e demonstre amor também pelo Planeta!

Para isso, o importante é escolher presentes que não sejam causadores de fortes impactos ambientais ou contribuam para o aquecimento global.

Por exemplo, só faça a compra de eletroeletrônicos como os computadores e seus acessórios se for realmente necessário. Somando novos e velhos equipamentos, o Brasil possui atualmente 40 milhões de computadores em uso corporativo e doméstico, de acordo com pesquisa do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A previsão é de que em 2010 o Brasil terá 60 milhões de computadores. No mundo todo, o número de PCs superará a barreira do bilhão até o final de 2008, prevê o relatório da Forrester, empresa de pesquisas dos Estados Unidos.

O descarte dos computadores e acessórios resulta na geração de 50 milhões de toneladas de lixo todos os anos. É uma montanha com mais de 200 milhões de PCs completos, que ajuda a saturar aterros e depósitos, complicando muito a gestão de resíduos sólidos, especialmente por ser um resíduo que contém metais pesados extremamente prejudiciais à saúde e que necessitam de um descarte especializado de resíduos tóxicos ainda não disponível no Brasil. Por isso, só dê como presente ou troque o seu próprio computador quando for realmente necessário. E, lembre-se de doar o seu antigo aparelho para uma entidade que ainda possa fazer bom uso dele.

O mesmo raciocínio se aplica se o objeto de desejo do casal for um novo modelo de celular. Não se esqueça que ao jogar fora um modelo usado também estará descartando toda energia, água, matéria-prima e combustível usados em cada fase de sua produção e distribuição. Mas se o velho aparelho já não servir mais ou estiver quebrado sem possibilidade de conserto e você decidir presentear o namorado ou namorada com um novo aparelho, não esqueça de encaminhar o celular velho para reciclagem. Assim você contribui para combater o aquecimento global e diminuir os riscos e custos envolvidos no gerenciamento e tratamento dos resíduos eletrônicos, que podem se transformar em um grande problema de saúde pública.

Para se ter uma idéia de quantos celulares são usados e descartados anualmente, imagine um indivíduo que ganha seu primeiro celular aos 12 anos e troca de aparelho anualmente. Ao longo da vida usará 60 celulares. E, apenas uma família de 4 pessoas, descartará ao longo da vida, 240 celulares. Em um cálculo preliminar, dado que o telefone celular no Brasil tende a ser trocado a cada dois anos, o número de celulares que são descartados são de aproximadamente 50 milhões por ano !

Portanto, ao pensar na aquisição de um determinado produto leve em conta os “4 Rs” do Consumo Consciente (veja box) e decida-se por um presente que minimize seus impactos.

A embalagem pode ser uma parte do seu presente

Não esqueça que o presente vale pelo seu conteúdo e não pela embalagem que, na maioria das vezes, irá imediatamente para o lixo. O Brasil produz cerca de 140mil toneladas de lixo diárias. Aproximadamente um quinto desse lixo é composto por embalagens, que, na verdade, você compra, paga e joga fora assim que acessa o conteúdo.

Por isso, prefira produtos com embalagens feitas de material reciclado ou que possam ser reutilizadas várias vezes. Procure evitar embalagens desnecessárias e sacolas plásticas em excesso, que são uma constante quando recebemos ou damos presentes. Para se ter uma idéia do volume de lixo, formado apenas pelas famosas sacolinhas plásticas, são consumidas cerca de 1 milhão de sacolas plásticas por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões de sacos plásticos por ano.

Uma boa dica para evitar o uso de sacolas plásticas e de embalagens desnecessárias é optar por caixas decoradas, e arranjos produzidos com materiais recicláveis ou reciclados, que permanecem úteis e reutilizáveis, ou que possam se transformar em peças de decoração, depois de aberto o presente.

Escolha um presente para ser compartilhado a dois

E se, ao invés de dar simplesmente um presente, você optar por compartilhá-lo? Opções que atendam aos princípios do consumo consciente não faltam. Como apreciar chás e cafés orgânicos ou degustar uma cesta de frutas da época, por exemplo.

Optar pela compra de produtos locais, que por isso consumiram pouco combustível para chegar ao seu destino, e assim lançaram menos gases de efeito estufa pela queima de combustíveis fósseis, faz com que apaixonados de todo país ajudem diretamente a combater a segunda maior fonte causadora do aquecimento global no Brasil.

Um jantar a luz de velas

Para encerrar a noite, um jantar romântico preparado com produtos frescos e orgânicos terá um sabor todo especial. De preferência escolha os ingredientes a granel. Dessa forma você evitará, por exemplo, o uso de bandejas de isopor e plásticos transparentes que cobrem os produtos. O isopor é um material que, além de ser difícil de reciclar, não é biodegradável e tem um tempo longo de decomposição na natureza, que pode chegar a 400 anos.

Na escolha do cardápio a sugestão é evitar consumir carne vermelha. Isso porque para produzir um quilo de carne, o boi consome entre 4 mil e 10 mil litros de água, e durante seu processo digestivo, ele lança na atmosfera grande quantidade de metano, um poderoso gás de efeito estufa, adicionando ao aquecimento do planeta. Quando é abatido, apenas 1/7 do peso do animal é composto de carne apropriada para alimentação humana. E para chegar até o consumidor final, a carne tem que percorrer longas distâncias, quase sempre transportada em veículos movidos a combustíveis fósseis. Por tudo isso, ao reduzir o seu consumo de carne bovina e substituí-lo por outras fontes de proteínas com menor impacto ambiental em sua produção, você estará ajudando a preservar a floresta e a combater o aquecimento global.

Por fim, independente da forma encontrada para comemorar, tenha um ótimo dia dos namorados. O amor e o consumo consciente foram feitos um para o outro!

Os 4Rs do Consumo Consciente

Repensar – Reflita sobre os seus atos de consumo e seus impactos sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza, buscando estabelecer um modelo de consumo que maximize os impactos positivos e minimize os negativos.

Reduzir - Consuma apenas o necessário, reduzindo a demanda de recursos naturais e a geração de lixo.

Reutilizar - Use os produtos e materiais até o final de sua vida útil.
Reciclar – Separe os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e os encaminhe para reciclagem.
Akatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!