segunda-feira, 17 de maio de 2010

Secretaria do Meio Ambiente e Fundação Parque Zoológico lançam o "Livro Vermelho", com espécies em risco

SP lista a fauna ameaçada.

17/05/2010 - 09:26
fonte: SMA
Acaba de ser lançado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Fundação Parque Zoológico o livro “Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo – Vertebrados”, também conhecido como “Livro Vermelho”. Com base na última lista de fauna, publicada em outubro de 2008, após dez anos sem ser atualizada, a publicação relaciona as espécies ameaçadas de extinção no Estado.

Vale dizer que no caso do Livro Vermelho paulista, ele traz uma metodologia nova, que segue os padrões estabelecidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Ou seja, além de apontar as espécies que efetivamente estão ameaçadas de extinção, a publicação também lista espécies muito pouco pesquisadas, fato que normalmente impede o conhecimento necessário até para classificá-las.
Visualmente, o Livro Vermelho também é repleto de imagens e mapas das espécies, apontando os locais onde elas ocorrem. Ao todo, são 436 espécies e subespécies – 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado – que compõem a lista. Destas, 86 foram consideradas quase ameaçadas. Em outras palavras, ainda não sofrem ameaças de extinção, mas demandam atenção para que não entrem nesta classificação.

Dentro das categorias de ameaça, as espécies que correm um risco maior de extinção são classificadas como “Criticamente em Perigo” (CR), seguida pelas categorias “Em Perigo” (EN) e “Vulnerável” (VU) – na qual, apesar da espécie ainda sofrer sério risco de extinção, não está em situação tão crítica. Os dois mil exemplares do livro vermelho da fauna paulista não serão comercializados, mas estarão disponíveis em bibliotecas, universidades, centros de pesquisas além de serem distribuídos aos 87 autores da obra. Os interessados também podem baixar o livro na internet na página: http://www.ambiente.sp.gov.br/fauna/livro_vermelho2009.zip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!