quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Satélite da Nasa fotografa nuvem de poluição sobre Pequim


08:00, 16/01/2013 
REDAÇÃO ÉPOCA
 GERAL TAGS: 

Acima, foto de satélite de 14 de janeiro, mostrando uma grande nuvem de poluição sobre Pequim. Abaixo, mesma região, em foto de 3 de janeiro, antes da crise na qualidade do ar no país. Divulgação/Nasa
A Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta terça-feira (15) duas imagens de satélites que mostram o antes e o depois de uma das piores crises de poluição em Pequim, na China. No último fim de semana, o ar de Pequim estava 30 vezes mais poluído do que o considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde.
A poluição no ar é medida pelo Índice de Qualidade do Ar. A escala desse índice vai de zero a 500, onde níveis acima de 100 são considerados poluídos, e acima de 300, extremamente perigosos para a saúde humana. No fim de semana dos dias 12-13 de janeiro, a concentração de poluentes era tão grande no ar de Pequim que as medições ultrapassaram o limite da escala, marcando incríveis 755 no índice de poluição.
A situação só deve melhorar nesta quarta-feira (16), com a previsão de ventos que devem dissipar a nuvem de fumaça. Enquanto isso, os resultados da crise ambiental na cidade já estão sendo sentidos. Nos hospitais, o número de casos de doenças respiratórias subiu 30%, segundo as agências de notícias estatais. Escolas e creches foram obrigadas a cancelar atividades ao ar livre, e fábricas diminuíram ou suspenderam a produção. Rodovias foram fechadas e voos foram cancelados por falta de visibilidade.
O principal vilão do ar de Pequim é o material particulado – um conjunto de partículas que são pequenas o suficiente para entrar nas passagens do pulmão. A maior parte do material particulado é gerada pela queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e de biomassa, como queimadas em florestas e na produção agropecuária.
Não é a primeira vez que satélites detectam a poluição chinesa. Em 2011, a Nasa registrou uma nuvem de poluição com 1000 km de extensão.
(Bruno Calixto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!