quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Livro usa cartuns para conscientizar crianças sobre meio ambiente


08:00, 16/01/2013 
REDAÇÃO ÉPOCA
 GERAL TAGS: 

Para o cartunista Leonardo Valença, meio ambiente não é assunto apenas para pesquisadores ou ambientalistas. Ele acredita que cartunistas também desempenham um papel importante para educação ambiental. Por isso, Léo está lançando o seu segundo livro com temático ambiental, o Almanaque Ecológico do Lucas. “O cartum pode atuar como importante meio de conscientização sobre meio ambiente, principalmente no contexto atual, no qual o planeta carece de novos modelos de gestão dos seus recursos naturais”, diz.
O almanaque é voltado para o público infantil, e intercala desenhos e passatempos com explicações sobre problemas ambientais, como clima, desmatamento e direitos dos animais. Segundo o autor, a ideia é ajudar professores nas aulas sobre meio ambiente nas escolas. Além disso, o cartunista lançou seu livro por um sistema de impressão por demanda, para evitar desperdício de papel e recursos naturais.
Por e-mail, Léo respondeu a algumas perguntas do Blog do Planeta. Confira a entrevista abaixo.
Blog do Planeta – Há quanto tempo você trabalha com cartuns sobre meio ambiente?
Léo Valença – 
Desde 2008, quando tive a ideia de criar uma coletânea de cartuns com o tema ambiental, junto com outros cartunistas.
Blog do Planeta – Por que fazer cartuns sobre meio ambiente? O que te motivou a desenhar sobre esse assunto?
Léo Valença – 
O cartunista é um profissional que está sempre antenado do que acontece ao seu redor, e os problemas que temos hoje – de cunho social, político, econômico e agora a questão ambiental com o aquecimento global – nos afetam diariamente e têm sido fontes de constante inspiração para as minhas criações. Eu utilizo representações bem-humoradas, por meio do humor gráfico, para tratar um tema nada amistoso como este. Pinguins torrando no sol ou um urso polar solitário em cima de um pequeno pedaço de gelo são alguns dos exemplos desses cartuns irreverentes que provocam o público, faz pensar. O cartum como ferramenta de problematização de questões ambientais pode atuar como importante meio de conscientização social acerca dessa temática, principalmente no contexto atual, no qual o planeta carece de novos modelos de gestão dos seus recursos naturais.
Eu percebia que o assunto atraía cada vez mais a atenção dos profissionais de humor gráfico, que o citavam em salões de humor e exposições. O tema da ecologia sempre foi abraçado por artistas, e agora mais do que nunca, com este problema mundial que atualmente pipoca em forma de reportagens, notas e editoriais.
Blog do Planeta – O Almanaque Ecológico do Lucas não é o seu primeiro trabalho na área. Gostaria que você falasse um pouco sobre o livro Aquecimento Global em cartuns.
Léo Valença – 
A proposta do livro Aquecimento Global em cartuns foi dar um alerta para a vida, no qual os cartunistas desta coletânea tiveram o desafio de mostrar o risco que o planeta e a humanidade correm. Desta forma, os autores participantes foram convidados a fazer um traçado sobre as consequências do aquecimento global, e assim despertar a sociedade para a seriedade do problema. Desenvolvi o projeto do livro em parceria com o portal Brazil Cartoon, que realizou um processo de seleção de cartunistas, onde foram selecionados 25 trabalhos inscritos para a publicação.
Blog do Planeta – O Almanaque Ecológico do Lucas é voltado para o público infantil. A ideia é conscientizar as crianças sobre os problemas ambientais?
Léo Valença – 
Pensando na construção de uma comunidade global sustentável, surgiu a ideia de criar um personagem que trouxesse a importância da sensibilização e da reeducação, começando por nossas crianças. Idealizei um personagem que pudesse se dirigir diretamente às crianças e jovens e a partir daí, também chamar a atenção dos adultos. Esse personagem chama-se Lucas, e é um duende ecológico. Ele é um defensor da natureza, com um jeito irreverente, perspicaz e com ações totalmente voltadas para a ética, a consciência ecológica e a sustentabilidade. Lucas busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável. Assim, pensei em criar um almanaque do personagem que pudesse ensinar e ao mesmo tempo divertir com textos fáceis, passatempos e desenhos.
Blog do Planeta – A ideia é que o livro seja usado em escolas e aproveitado por professores?
Léo Valença – 
Sim. O livro é destinado para professores, alunos e escolas de todo o Brasil. Com o objetivo de dar suporte aos professores que buscam conteúdo e atividades de apoio à educação ambiental, o Almanaque Ecológico do Lucas visa contribuir ainda mais com a disseminação de valores para construção de um mundo mais sustentável entre o público infantil. Nós vivemos em um país ainda com grande déficit educacional, muitas crianças estão fora das escolas, o ensino está sucateado por governos incompetentes, professores mal-pagos e mal-preparados, enfim, há muito por se fazer pela educação brasileira. Ela é a chave para um futuro melhor, com gerações mais esclarecidas, politizadas e capazes de cuidar melhor do planeta do que cuidamos até agora. Precisamos colocar a matéria “Consciência Ecológica” em todas as escolas desde o ensino fundamental. Todo mundo tem que entender a importância da reciclagem, coleta seletiva, usinas de tratamento de lixo orgânico e de despoluição de água. Todo mundo tem que aprender a não jogar lixo na rua, não desperdiçar água, não desmatar, não construir em áreas de mananciais e beiras de morros e rios. Precisam também ser mais politizados e combativos pra lutarem contra governos que não querem cumprir tratados e protocolos internacionais pela defesa do meio ambiente.
Blog do Planeta – O livro foi publicado por uma editora que faz impressão por demanda. Como funciona essa sistema?
Léo Valença – 
editora PoD (Print On Demand) imprime sob demanda cada exemplar do livro através da encomenda pelo site da editora. O PoD é um recurso de alta tecnologia de preservação do planeta, disponível há alguns anos e de eficiência comprovada. Mais do que um recurso tecnológico em si, é uma ferramenta de administração de recursos: em vez de produzir estoques de livros impressos, estes são impressos à necessidade em que são requeridos. Desta forma, evita-se o desperdício financeiro e ambiental.
Blog do Planeta – Na sua opinião, qual a principal mensagem do Almanaque para as crianças?
Léo Valença – 
A Terra é a Nossa Casa. Satisfazer as próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das próximas gerações é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como no futuro. Devemos retribuir o carinho com que a Mãe Terra nos acolhe e ajudar neste processo de preservação do Meio Ambiente.
Fotos: Os cartuns que ilustram o post foram retirados do livro Almanaque Ecológico do Lucas.
(Bruno Calixto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!