sexta-feira, 28 de maio de 2010

Responsabilidade Ambiental




O
Meio Ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas viva e não-vivas ocorrendo na TERRA, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. Como podemos devastar esse bem maior? Caçar e matar seu animais? Poluir seus rios? Contaminar seu mares? Matar a vida, de quem nós dá a VIDA? O que falta para nós se chama RESPONSABILIDADE AMBIENTAL !!! E o que seria essa Responsabilidade Ambiental ??? ~> Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
  • Exemplos de atitudes que envolvem a Responsabilidade Ambiental individual: - Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto. - Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água. - Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos. - Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta. - Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia. - Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas. - Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.
  • Exemplos de atitudes que envolvem a Responsabilidade Ambiental empresarial: - Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa. - Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo. - Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental. - Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo. - Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa. - Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade. - Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental. - Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo. - Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.

Poema:

"O Meio Ambiente agoniza!
A Natureza pede socorro!
As matas pedem conservação
Os bichos pedem preservação
O ar não quer poluição
A água não quer contaminação
E o homem quer solução
Ele não sabe que é a solução!
Para melhorar a situação
Para a próxima geração!
Com muitas árvores para refrescar
Variedade de animais para admirar
Ar puro para respirar
Água cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim
Tudo isso depende de você
Tudo isso depende de nós...
Vamos nos conscientizar
De que nossos hábitos devemos mudar
Novas atitudes devemos tomar.
Aprender a conservar
Aprender a respeitar
Aprender a reciclar
Para o meio ambiente preservar E a vida melhorar... "

34 comentários:

  1. Eu gostei, nuito deste site por causa da sabedoria e do conteudo Xd

    ResponderExcluir
  2. gostei da matéria e do poema

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!