terça-feira, 28 de abril de 2009

Moradia ecologicamente correta


É possível construir casas ecologicamente corretas? Sim. Mas o que isso significa? É a chamada arquitetura verde, ou seja, construir uma estrutura para a moradia sem prejudicar o meio ambiente. Países europeus e os Estados Unidos já aderiram a este conceito tão significativo do século XXI. Conservar e causar o menor impacto possível ao ambiente. Para isso, não é necessário gastar muito para aplicar nas casas algumas soluções “verdes”. 


Alguns itens podem ser substituídos por materiais ecológicos. O tijolo, por exemplo, pode ser o “solo-cimento” que seca ao sol, poupando o gasto na queima no forno a lenha e ainda dispensa o acabamento com a massa corrida. O sistema de energia solar para o aquecimento da água também é uma ótima pedida, pois há economia de energia elétrica. Outra forma de economizar em energia é utilizar lâmpadas fluorescentes que consome 80% menos do que as incandescentes e duram duas vezes mais. 


A madeira com o selo ecológico é indispensável, pois atesta como a mesma foi extraída, ou seja, sem degradação do solo e do meio ambiente, já que sabemos que a extração ilegal é o principal vilão do desmatamento. O selo do Forest Steward ship Council (FSC), conselho de manejo florestal, garante a sustentabilidade da matéria-prima. Produtos certificados são essenciais. Plantar árvores também ajuda na paisagem do quintal e proporciona sombra e frescor. Nós precisamos agir em prol do equilíbrio do planeta, pois a responsabilidade é nossa. Olhar para a sua casa e descobrir maneiras de colaborar com o ambiente é só o começo. 

Cassiana Mallmann é jornalista
(Fonte: Procel Info)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!