sexta-feira, 22 de maio de 2009

22.05.09 - Meio ambiente: Stephanes defende práticas sustentáveis para evitar problemas ambientais

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu, hoje, durante entrevista à Rádio Bandeirantes, que a prática sustentável da produção agrícola é um dos instrumentos para garantir o uso responsável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Stephanes lembrou que alguns sistemas já utilizam métodos sustentáveis, como o Plantio Direto na Palha, aplicado na produção da soja.

No caso do plantio direto, o ministro lembrou que, quando se mede o efeito estufa, percebe-se um resultado positivo, porque há mais sequestro de dióxido de carbono do que emissão. “No entanto, de acordo com a legislação em vigor, o Paraná, por exemplo, terá que diminuir a área plantada em quatro milhões de hectares e deixar de produzir 12 milhões de toneladas de alimentos. Por isso, é importante que continuem produzindo de forma correta”, explicou.

Stephanes lembrou que a agricultura não pode ser a única responsável pelos problemas do meio ambiente. Usando, ainda, o exemplo do Paraná, que é responsável por um quinto da produção agrícola do País, o ministro afirmou que os mais graves problemas ecológicos daquele estado não estão na área rural, envolvem os rios que cortam as grandes cidades paranaenses.

Fonte : MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!