sábado, 23 de maio de 2009

ABC DA AMAZÔNIA

ABC da Amazônia: confira todos os programetes já exibidos da série

Rios, animais, plantas, tradições.
Série mostra as mais variadas faces da Amazônia.

Do Globo Amazônia, em São Paulo

A Amazônia é um universo a ser explorado e toda informação sobre ela parece pouca. Pouco após o lançamento do portal Globo Amazônia, em setembro, a Rede Globo lançou o ABC da Amazônia, uma série de programetes que traz fatos e curiosidades da floresta de forma resumida, uma espécie de “pílula” para disseminar conhecimento sobre este grande patrimônio natural e cultural, sempre com um minuto de duração. Confira abaixo todos os programetes já apresentados:


Episódio desta semana (15 a 21/05): O macaco-barrigudo, apesar de parecer gordo, tem músculos rígidos. Ele dá saltos espetaculares de uma árvore para outra. O animal habita a região da floresta amazônica no Brasil, na Colômbia e na Venezuela.
EPISÓDIOS ANTERIORES (EM ORDEM ALFABÉTICA):
A

O açaí é um dos alimentos mais importantes da Amazônia. Lá, a tradição é tomar o suco junto com a farinha de tapioca. Nos grandes centros, a polpa congelada é servida na tigela.

O amapazeiro é a árvore que deu origem ao nome do estado do Amapá. Seu tronco chega a ter 35 metros de altura e dele sai o leite do amapá. Ele pode ser usado como remédio para várias doenças.

No Rio Negro, entre Manaus e Novo Airão, há o arquipélago das Anavilhanas, com lagos, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais. Trata-se do parque nacional mais novo do país.
C

A tribo dos Caiabis, que habita a aldeia Guarujá, no Parque Nacional do Xingu, é famosa pela habilidade no cultivo da terra. Eles plantam mandioca, milhos coloridos e amendoins gigantes.

Quando ameaçado, o caititu arrepia os pêlos e bate os dentes. Mas a caça predatória ameaça a sobrevivência dos animais na floresta e por isso há experiências para criação em cativeiro.

O camu-camu é encontrado em regiões alagadas da Amazônia. Da família da jabuticaba, ele serve de alimento para os peixes. Pesquisas revelam que o fruto é campeão em teor de vitamina C.

A árvore majestosa atinge até 60 metros de altura. A castanheira é encontrada em toda a região amazônica. A flor tem a delicadeza de um buquê. O fruto tem a casca dura e cai quando está maduro.

Os índios já cultivavam o cubiu muito antes da descoberta da Amazônia. A fruta é da mesma família do tomate e da berinjela. Além de alimento, ela também pode ser usada como remédio e cosmético.
D

Na fronteira do Brasil com o Peru fica o Parque Nacional do Divisor. No local ficam as únicas montanhas do Acre, elas que separam duas bacias hidrográficas dos dois países.
E

Na viagem entre Belém e Manaus passa-se pelo Estreito de Breves. Os moradores das ilhas do local dependem da ajuda de quem trafega por lá. Eles vivem da pesca, da extração do palmito e do que a natureza lhes oferece.

No Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, os visitantes podem ver bichos e plantas da região amazônica. Lá são abrigados animais que foram vítimas de maus-tratos e espécies encontradas nos rios da Amazônia.
F

Às margens do Rio Tapajós está Fordlândia, criada pelo americano Henry Ford. O empresário pensou num pólo de importação e exportação de borracha, que durou menos de 20 anos.
G

Maués, no Amazonas, é conhecida como a terra do guaraná. O fruto é genuinamente amazônico e dele se produz a bebida-símbolo do Brasil. Maduro, ele parece um olho.

Em Foz do Amazonas, no Pará, os pescadores procuram por gurijubas. A bexiga é a parte mais importante do peixe e é exportada para outros países. Com ela, é possível fazer remédios e outros produtos.
J

O jacaré-açu, encontrado na Amazônia, pode chegar a mais de seis metros de comprimento. Ele é considerado pacifico, mas pode atacar quando ameaçado. A espécie sofre intensa perseguição dos caçadores.

O jambu, ou agrião-do-Pará, tem um efeito anestésico e sua flor produz muitas sementes. A planta é usada na medicina popular, ao natural ou como xarope e tinturas. O vegetal faz parte de pratos como tacacá.

De uma pequena palmeira, a jarina, é extraído o chamado marfim vegetal. A semente da árvore é sua parte valiosa. Ela pode ser usada na confecção de brincos, braceletes, colares e outros objetos.

Um dos maiores rios da Amazônia, o Juruá tem mais de 3.300 km. Ele é mais longo que o São Francisco. Nas cheias, suas águas formam rios e igapós, onde vivem muitas várias aves diferentes, como a garça branca e as araras.
M

O município de Manacapuru, no Amazonas, é o maior produtor da malva. A planta é muito usada na insdústria têxtil. Veja como é a colheita e o manejo.

Existem 98 espécies de mandioca. Uma das mais conhecidas é o aipim, mas a mais cultivada é a mandioca amarga, usada para fazer farinha. Cada tribo indígena amazônica cultiva uma espécie de mandioca particular.

A maniuara é uma formiga grande e vermelha, que tem a picada dolorosa. Ela faz parte dos hábitos alimentares dos índios Baniwa que vivem na Ilha das Flores.

O mapará é um peixe muito encontrado no leste do estado do Pará. Sua pesca é proibida durante quatro meses do ano. Mas quando passa esse período, barcos de vários locais se reúnem no Rio Jaracuera para pescá-lo.
P

Nas águas tranqüilas da Amazônia vive o pirarucu. Ele é o maior peixe de escamas de água doce do mundo e pode pesar até 300 quilos. Como precisa buscar oxigênio na superfície, torna-se presa fácil dos pescadores.
Q

Os índios do Parque Nacional do Xingu realizam um ritual em homenagem aos grandes líderes mortos, o quarup. Eles passam a noite chorando diante de troncos. A celebração termina com a chegada do dia.
R

Marechal Rondon é o único brasileiro homenageado com o nome de um estado. Descendente de índios, ele contactou dezenas de tribos e defendeu a demarcação de terras.
S

A Serra do Cachimbo fica no sul do Pará. Trata-se de uma reserva do tamanho do estado de Sergipe, onde os militares protegem a biodiversidade. Lá, é possível observar o comportamento das aves típicas da região.

Os diamantes escondidos na Serra do Tepequém atraíram os garimpeiros. A jazida foi uma das mais importantes da Américas do Sul até o fechamento dos garimpos. Hoje a pesca é a principal atividade do local.
T

O tacacá é uma famosa iguaria da Amazônia. Ele é feito com uma goma de água e polvilho e um caldo fino amarelado extraído da mandioca, chamado tucupi. Acrescenta-se camarão. Está pronto para degustar.

O Tapajós é um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Ele se forma no norte do Mato Grosso e chega a ter 21 quilômetros de largura. Como o leito de areia, a cor da água é esverdeada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!