sábado, 23 de maio de 2009

Comitê da Câmara dos EUA aprova projeto sobre energia limpa

O Comitê de Energia e Comércio da Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei sobre energia concebido para reduzir os gases estufa, por meio da aplicação de limites à emissão de poluentes. A aprovação ocorreu nesta sexta-feira (22).

Por 33 votos a favor e 25 contra, a aprovação foi aplaudida pelo presidente Barack Obama, afirmando que é mais um passo no cumprimento da promessa de criar uma economia de energia limpa.

O projeto de energia limpa, que usará principalmente fontes renováveis como energia solar, eólica e termal, reduzirá a dependência dos EUA do petróleo estrangeiro, aplicará medidas contra os poluentes e criará milhões de novos empregos, indicou.

"É histórico, por fornecer incentivos à energia limpa que estimulem a inovação e ao mesmo tempo por reconhecer as preocupações das indústrias e regiões do país", disse Obama, em comunicado.

A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões poluentes de usinas energéticas, refinarias e do setor do transporte, e obrigaria algumas indústrias a pagar por permissões especiais para sua operação.

No entanto, a proposta foi criticada pelo setor empresarial --incluindo o de serviços públicos--, a siderurgia, o setor automotivo e as refinarias, que assinalam que essas permissões devem ser gratuitas.

Em uma aparente concessão diante dessas pressões, o comitê concordou em reduzir os objetivos da redução das emissões poluentes.

Em vez dos 20% em comparação com os níveis de 2005 para 2020, como propôs o Governo, os membros do comitê fixaram hoje uma redução de 17%.

O projeto aprovado no comitê também reduziria as emissões em 42% para 2030 e em 83% para 2050.

A concessão foi criticada por grupos ambientalistas como o Greenpeace, que consideram o triunfo da política sobre a ciência, e da influência industrial sobre o interesse público.

A iniciativa deverá ser aprovada pelo plenário da Câmara e pelo Senado antes de ser enviada ao presidente Obama para sua promulgação.

por EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!