domingo, 24 de maio de 2009

Figueiras devem ser retiradas, diz estudo.

24 de maio de 2009. | N° 413

Dois terços delas precisam ser removidos por danificarem via

Mais de cinco meses desde a interdição parcial da avenida Hermann Lepper, no Centro de Joinville, as figueiras que margeiam o rio Cachoeira têm um novo diagnóstico da Prefeitura.

Um estudo de engenharia concluído há um mês afirma que o peso das cerca de 40 árvores degrada as margens da pista e sugere a remoção das figueiras. Ou ao menos de parte delas: a ideia inicial é que, no mínimo, dois terços das árvores sejam retirados.

O que vai definir a sugestão da Prefeitura para resolver o problema será um laudo florestal. Técnicos do Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj) e da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização (Conurb) vão fotografar as figueiras e checar a situação de todas. A análise servirá para mapear quais árvores devem ser mantidas.

Enquanto isso, a Prefeitura planeja uma audiência pública, em até 45 dias. As figueiras estão há mais de um ano protegidas por uma decisão da Justiça.

Técnicos do Ippuj, da Conurb e da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) discutiram o problema sexta-feira. “A avenida pede uma ação emergencial para evitar acidentes com a tubulação de gás sob a avenida e com o desmoronamento da pista”, diz o presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza.

Por enquanto, a ação seria remover as figueiras. As raízes já romperam a calçada e a pista em vários pontos da avenida por onde passam cerca de 14 mil veículos por dia. Em novembro, uma delas caiu dentro do rio; outra, que ameaçava cair, foi cortada.

an.com.br

- O que você acha que deve ser feito com as figueiras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!