sábado, 16 de maio de 2009

Fumaça prejudica clima e saúde

As queimadas florestais que mantêm o Brasil na lista dos maiores poluidores do planeta não ajudam só a elevar a temperatura global, também prejudicam a saúde das pessoas e ameaçam a sobrevivência de animais e de plantas.

A cada estação seca na Amazônia, de maio a novembro, por exemplo, multiplica-se o uso do fogo para “limpar” áreas desmatadas. Assim avança a fronteira produtiva na região. Tanta fumaça chega a fechar aeroportos, prejudicar o trânsito e outras atividades em muitos municípios do Mato Grosso, Acre e Rondônia. A saúde das pessoas também é afetada, assim como ocorre com a poluição provocada pelas queimadas de cana-de-açúcar no Sudeste e outras regiões. Hospitais lotados com pacientes sofrendo de problemas respiratórios são cenas comuns na época das queimadas.

O que aquelas pessoas vinham sentindo nos próprios pulmões foi comprovado pela pesquisadora Sandra Hacon, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Ela iniciou testes em 2006 e recentemente pôde confirmar que as queimadas reduzem a capacidade pulmonar de crianças e elevam o número de consultas ambulatoriais e de internações hospitalares por doenças respiratórias.

Seu monitoramento aconteceu nos municípios de Alta Floresta e Tangará da Serra, em Mato Grosso. O estado é campeão em queimadas na Amazônia nos últimos anos e aqueles municípios apresentam as maiores taxas de internação e de mortalidade por doenças respiratórias em crianças menores de 5 anos.

Importante detalhe levantando por Hacon é o fato de que a fumaça das queimadas não atinge só quem está próximo do local onde eles ocorrem, ventos e o forte calor do fogo jogam a poluição sobre cidades distantes e até em camadas elevadas da atmosfera. Mais informações aqui.

Na última sexta-feira (1º.05), foi encerrada em Nova Iorque (Estados Unidos) mais uma reunião das Nações Unidas sobre o uso sustentável de florestas. Conforme os especialistas presentes ao evento, o comércio de produtos florestais gera US$ 270 bilhões por ano, ou cerca de R$ 596 bilhões. Também informaram que todos os anos pelo menos 13 milhões de hectares de florestas são perdidos para o desmatamento, para as queimadas.

Aldem Bourscheit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!