terça-feira, 26 de maio de 2009

MP sobre posse de terra na Amazônia vai provocar polêmica

Miriam Leitão: briga vai continuar porque MP está no Senado e a relatora será a senadora Katia Abreu, líder dos ruralistas.


Foi aprovada na Câmara a medida provisória que regulariza a posse de terras na Amazônia. A MP-458 está no Senado agora. É uma medida cercada de controvérsia. Parlamentares contestaram a análise feita por Miriam Leitão.

Eles disseram que nem todas as terras vão ser doadas e alegam que a medida resolve o velho problema fundiário na região.

A medida provisória 458 vai provocar ainda muita polêmica. Os imóveis que serão doados são apenas os pequenos, até cem hectares. Até 400 hectares, serão vendidos a preços simbólicos. Daí até 1,5 mil hectares serão vendidos pelo governo. A que preço? Os defensores da MP dizem que é a preço de mercado. Mas não haverá licitação.

O deputado Asdrubal Bentes, relator da MP na Câmara, disse, em e-mail para cá, que a grande maioria dos beneficiados não é de grileiro. Segundo ele, são cidadãos que foram para lá atraídos pelo próprio governo no regime militar e depois abandonados. Detalhe: a MP beneficia quem ocupou a terra até dezembro de 2004, bem depois do fim do regime.

A senadora Marina Silva tem dito que a MP legaliza a grilagem e coloca a Amazônia em risco. Um dado revelador da ex-ministra: as pequenas propriedades são 80% das beneficiadas mas ficarão com apenas 11,5% das terras. Os imóveis médios e grandes são 20%, mas têm 88,5% da terra. A briga sobre essa MP vai continuar porque agora está no Senado e a relatora será a senadora Katia Abreu, líder dos ruralistas.

Inflação no país

O IPCA-15 de maio foi para 0,59%, acima de abril e mais do que os especialistas esperavam. Não é uma tendência, felizmente. O aumento do cigarro, por causa da elevação do imposto, é um dos motivos da alta. A tendência é de queda da inflação no acumulado de doze meses. Vai ficar abaixo da meta de 4,5% no ano.

BB reduz juros

Os bancos têm mesmo que reduzir os juros. A inflação está em queda e a economia indo para um resultado negativo no ano. Os juros da Selic estão caindo e vão cair mais na reunião de 10 de junho.

Os altos juros bancários são um dos entraves da economia no momento. Há uma semana, o jornal O Globo mostrou que os juros do Banco do Brasil tinham subido em vez de cair. O banco negou isso numa conversa com o ministro Guido Mantega, mas agora anuncia queda dos juros. Antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!