segunda-feira, 25 de maio de 2009

Série mostra riqueza histórica da Amazônia peruana

Terceira maior cachoeira do mundo também é apresentada.

Reportagens no Bom Dia Brasil exploram ruínas e múmias da região.

Do Globo Amazônia, em São Paulo

Estado do Amazonas só existe um, certo? Errado: Venezuela, Colômbia e Peru também têm seus estados (ou departamentos) do Amazonas. O Bom Dia Brasil exibe a partir desta segunda-feira (25) uma série sobre o Amazonas peruano, que tem uma região de floresta amazônica, mas tem também áreas andinas. “É interessante porque é a Amazônia dos Andes. Tem uma parte que é floresta e outra que é de vegetação rala, nas montanhas”, explica o repórter José Raimundo.

Foto: Bom Dia Brasil/Divulgação

Equipe do Bom Dia Brasil visitou os limites da Amazônia, onde a floresta se mistura com a Cordilheira dos Andes. (Foto: Bom Dia Brasil/Divulgação)


Além das características naturais, a história da região também merece destaque. José Raimundo conta que a série vai mostrar os vestígios deixados pela civilização chachapoya, que antecedeu a dos incas. “Há indícios, que ainda estão sendo estudados, de que eles foram massacrados pelos incas”, diz o jornalista.

“Na região há uma espécie de fortaleza conhecida como a ‘Machu Picchu do norte’, que se chama Kuelap. Foi construída entre 800 e 1.000 anos atrás e ainda restam ruínas neste lugar”, explica José Raimundo. “Estão num estado de conservação bem razoável, e dá até para imaginar como era a vida ali”. A fortaleza, que a série vai mostrar, tinha em torno de 420 casas.

Outro lugar fascinante do Amazonas peruano é o museu de múmias de Leymebamba. “Esse lugar tem muitos artefatos e objetos pessoais dos incas e dos chachapoyas. E, principalmente, tem 230 múmias das duas civilizações”, destaca o jornalista.

As múmias foram trazidas do Lago dos Condores, onde estavam guardadas em sarcófagos e túmulos que pareciam casas, em vez de estarem enterradas. Os cientistas acreditam que esse povo tirava da floresta amazônica alguma plantas com poderes de conservação.

“É uma viagem que vai dar um mergulho na história dos primeiros habitantes das Américas”, anuncia José Raimundo. A série de reportagens vai mostrar ainda a cachoeira Gocta, a terceira maior do mundo, com 771 metros.

Além do repórter, estiveram no Peru para a produção das reportagens o repórter cinematográfico Sandro Queirós, o editor Odair Redondo e, na técnica, Epitácio Araújo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!