terça-feira, 2 de junho de 2009

Amazônia caminha para perder mais um aliado


Amazônia caminha para perder mais um aliado

Carlos Minc será mais um a não aguentar pressões dos ruralistas e desenvolvimentistas a qualquer custo

Foto: Ecourbana.wordpress.com

Kaxiana

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, começou a percorrer, em Brasília, os mesmos corredores tortuosos do poder que levaram há um ano à demissão da senadora Marina Silva (PT-AC) do cargo que ele agora ocupa.

Carlos Minc foi se queixar ao presidente Lula e pedir sustentação política para trombar com parlamentares e ministros ruralistas e desenvolvimentistas a qualquer custo de seu governo para fazer valer a legislação ambiental na construção de usinas hidrelétricas e rodovias e no desenvolvimento da agricultura e pecuária, principalmente na Amazônia, onde a pressão continua por mais devastação florestal em favor de obras de infra-estrutura, particularmente as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para deixar claro o processo de fritura que vem enfrentando para sair do governo, o ministro mais midiático do governo Lula usou um termo relacionado aos índios do velho oeste americano para expressar as seguidas derrotas que vem sofrendo na área ambiental. Ele foi na quinta-feira, 28/05, ao presidente Lula reclamar de colegas da Esplanada que, segundo Minc, fecham acordos nos gabinetes e depois, à revelia do que fora decidido, vão com as suas “machadinhas” (arma usada pelos derrotados índios americanos) ao Congresso para “esquartejar” a legislação ambiental.

Os ministros relacionados pelo colega Carlos Minc são os do Transporte, Alfredo Nascimento, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e dos Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. O roteiro e os argumentos usados pelo ministro do Meio Ambiente foram os mesmos utilizados pela então ministra Marina Silva antes dela, poucos dias depois, entregar sua carta de demissão por não concordar em “maneirar” na execução da legislação ambiental, particularmente nas obras realizadas pelo PAC na Amazônia. Veja, a seguir, análise feita pela jornalista Marta Salomon publicada na edição desta sexta-feira, 29/05, do jornal Folha de São Paulo.

Ministro busca sustentação no presidente (*)

Vestindo um uniforme usado em operações de combate a crimes ambientais, o ministro Carlos Minc entrou no gabinete presidencial como um "animal ferido", segundo palavras que ele usou com o presidente Lula para descrever como se sentia enfraquecido no comando da área ambiental do governo um dia após completar um ano no cargo.

Ao estilo midiático com que marca sua gestão, Minc não chegou a pedir demissão, mas quis deixar Lula preocupado com a possibilidade de ver repetido o gesto da ex-ministra Marina Silva. Ela deixou o governo por dificuldade de resistir aos ataques dentro e fora do governo, chamando atenção para o risco de retrocesso no combate ao desmatamento.

"Como posso cuidar da sustentabilidade ambiental do país quando minha própria sustentabilidade está solapada", diz Minc, buscando o apoio do presidente contra as ofensivas de colegas ministros.

Desde o início do ano, Minc vem se sentido cada vez mais isolado por pressões para acelerar a liberação de licenças ambientais para o asfaltamento da rodovia BR-319, que corta parte da floresta amazônica, e para atenuar punições a crimes ambientais.

O isolamento do ministro acontece apesar de ele ter agilizado o processo de licenciamento de novas hidrelétricas na Amazônia, como a usina de Belo Monte, no Pará, uma das maiores obras do PAC.

Com dificuldade de resistir a pressões que considera além do limite do aceitável e tendo de contabilizar uma derrota importante na redução da taxa de compensação ambiental cobrada dos empreendimentos, o ministro também viu ralear o apoio de ambientalistas.

A reação de Minc a esse quadro começou na semana passada, quando convocou entidades ligadas a pequenos agricultores, da Contag ao pessoal do MST. Oferecendo condições especiais para o cumprimento da legislação ambiental aos pequenos produtores, investiu contra a movimentação liderada pela Confederação Nacional da Agricultura, pela mudança de regras de limite de desmatamento.

A mudança no código florestal é apenas um dos itens da complexa agenda ambiental, que inclui ainda os compromissos para atenuar os efeitos da mudança climática e o projeto do biodiesel. Ontem (quinta, 28/05), Lula teria concordado em proibir novas usinas de cana-de-açúcar na Amazônia e no entorno do Pantanal.

(*) Marta Salomon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!