sexta-feira, 19 de junho de 2009

Consumidor duvida de empresas “verdes”

Agência Estado

As relações da empresa com o consumidor e o conceito de sustentabilidade foram os principais temas debatidos na oficina de gestão "A transformação do consumidor para uma nova economia global", realizada na tarde de ontem (18), na Conferência Ethos 2009.

Na abertura da atividade, os participantes assistiram a uma apresentação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, com os resultados de pesquisas sobre o perfil do consumidor atual.

A grande novidade foi a percepção de que vários conceitos de sustentabilidade já foram absorvidos pelos entrevistados, e passaram a nortear suas escolhas de consumo.

As pesquisas abordaram seis temas: o papel das empresas, a comunicação transparente, as decisões de compra, o diálogo com o consumidor, a sustentabilidade como diferencial competitivo e o poder de mobilização.

De acordo com os realizadores, os resultados geraram um misto de surpresa e preocupação: - 46% dos consumidores acreditam que as empresas que fazem algo pela sociedade e pelo meio ambiente estão praticando ‘greenwashing’; - para 64% dos consultados, o Estado deveria criar leis que obriguem as empresas a irem além do seu papel econômico tradicional e a contribuírem para uma sociedade melhor; e 53% das pessoas ouvidas afirmam que deixam de comprar sua marca preferida se souberem que o fabricante fez algo prejudicial à sociedade e ao meio ambiente.

Alguns dos caminhos sugeridos são: criação de canais de comunicação entre empresas e consumidores por meios das mídias alternativas (blogues, Twitter e Orkut), transparência integral, sobretudo quando houver algum deslize; levar o debate para dentro das empresas, com a sensibilização das lideranças para evitar ‘as burocracias de estratégias’; e a educação do público interno e externo. (Agência Envolverde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!