quarta-feira, 17 de junho de 2009

Entregue proposta de política nacional de resíduos

P. Carvalho

A Frente Parlamentar Ambientalista realiza reunião, em Brasília, para discutir o relatório final do grupo de trabalho suprapartidário sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Da reunião, participam representantes do governo, do Movimento Nacional dos Catadores e do Compromisso Empresarial pela Reciclagem.

Após mais de 20 anos de discussões sobre a destinação adequada e tratamento de lixo, o grupo de trabalho, liderado pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), conseguiu fechar a proposta final. O grupo foi criado para analisar e propor alterações no texto, que é resultado da aglutinação de centenas projetos de lei que versam sobre o tema, antes da votação em plenário.

Entre as novidades da legislação está o conceito da responsabilidade compartilhada. Por ele, governo, empresas e a sociedade são responsáveis pela gestão adequada dos resíduos sólidos. "São Paulo, por exemplo, gera aproximadamente 16 mil toneladas de resíduos sólidos, entre lixo, esgoto, resíduos hospitalares etc. Em uma sociedade de consumo, em que as pessoas estão mais preocupadas em consumir, poucos são aqueles que se preocupam com o descarte e o tratamento do lixo que geramos todos os dias. Hoje, o problema do lixo envolve áreas como a saúde pública, meio ambiente, principalmente na preservação dos nossos recursos naturais", diz o deputado Arnaldo Jardim.

DiárioNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!