quarta-feira, 17 de junho de 2009

Senadores discutem uso de óleo vegetal em tratores e caminhões

Projeto de lei sobre o assunto está em análise

Daniela Castro | Brasília (DF)

Já imaginou o óleo de cozinha sendo utilizado também como combustível para tratores, caminhões e ônibus? Além de reduzir a poluição, a medida pode representar uma economia de até 30% nos custos. Uma audiência pública no Senado, nesta terça, dia 16, discutiu o projeto de lei que está em análise e prevê a substituição do óleo diesel pelo óleo vegetal.

A fumaça preta que sai dos veículos a diesel, provocada pela alta concentração de enxofre, é um perigo para a saúde. Estudos feitos pela Universidade de São Paulo comprovam os males causados pela poluição.

– A poluição acelera a morte de 20 pessoas por dia. O estudo da USP também destaca que a concentração de partículas no ar da cidade de São Paulo é de 30 microgramas por metro cúbico, quando o limite considerado seria 10 – explica o engenheiro Paulo de Morais.

Dez por cento dos veículos que rodam nas grandes capitais são movidos a diesel e representam 45%o das emissões de fumaça. Duas comissões do Senado discutiram o projeto de lei que prevê a substituição do óleo diesel pelo óleo vegetal para servir de combustível para os caminhões, ônibus, tratores e colheitadeiras. O representante do ministério do Meio Ambiente, o analista Oswaldo Ceotto, disse que a mudança do derivado de petróleo para um combustível renovável é bem-vinda desde que a floresta não seja degradada.

– A questão não pode passar sem se analisar os aspectos de desmatamento – afirma.

O Assessor da Agência Nacional do Petróleo, Waldyr Gallo, diz que o processo poderia ser simplificado. Com a retirada dos distribuidores, o combustível ficaria mais barato.

– Em uma frota de ônibus urbano, haveria um acordo com fornecedor de óleo. Nestas condições, o processo já pode ser feito a partir de hoje.

O autor do projeto, o senador Gilberto Goellner (DEM/MT) se baseou em experiências da Alemanha e dos Estados Unidos, que já desenvolvem veículos adaptados para receber o combustível vegetal.

– Precisa-se de dois tanques. O pré-aquecimento é dado com óleo diesel e depois toda a andança com óleo vegetal. Nós queremos atingir as cidades para que os ônibus trafeguem com esse óleo diminuindo a poluição que vai praticamente zerar. O óleo diesel hoje é de péssima qualidade no Brasil.

A matéria em tramitação nas comissões e depois de passar pelo Senado, terá de ser avaliada pela Câmara dos Deputados.

CANAL RURAL

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