terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lixo doméstico da Inglaterra nos portos do Brasil

Desde quando o Brasil virou lata de lixo?

Desde quando o Brasil virou lata de lixo?

Devemos cuidar melhor do nosso Brasil. Chega a ser um absurdo essa história de mandar contêiners contendo lixo doméstico de outro país para o nosso. Chegamos a um ponto onde alguns países não tem mais espaço para colocar seu lixo. Fica cada vez mais urgente a conscientização e prática da reciclagem.

Se cada um fizesse uma pequena parte, os resultados poderiam ser enormes e produziriam uma grande melhora na qualidade de vida de todos. Mas como não se pode esperar que os outro o façam, comece você a mudar o ambiente que você vive. Quem sabe você não vira um grande exemplo de sustentabilidade no seu bairro, cidade, país, e porquê não, no mundo!

Abaixo um pequeno texto sobre o polêmico caso do lixo da Inglaterra nos nossos portos:

O material ilegal contendo lixo industrial, doméstico e até hospitalar foi apreendido pela Receita Federal, sendo catalogado pela Polícia Federal, Receita Federal e pelo Ibama. A Polícia Federal abriu investigação sobre o caso.

O nome da importadora que atuou no Brasil não foi divulgado, porque o Ibama ainda investiga o caso. Como a empresa na Inglaterra que vendeu o lixo para a importadora brasileira não tem representação oficial no país, o Ibama não pode multá-la. A informação é da chefe do regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ingrid Oberg.lixo doméstico Brasil

Segundo Ingrid, a carga de lixo doméstico que veio da Inglaterra “não tem lógica alguma”. “Exportar lixo doméstico é proibido pela Convenção de Basiléia”, afirmou.

A chefe do Ibama contou à Agência Brasil que as investigações estão a cargo da Polícia Federal e que a regional de São Paulo já encaminhou todos os trâmites burocráticos necessários para Brasília. “Eles estão tratando com os ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores para repatriar o lixo”, completou.

De acordo com ela, que viu os contêineres de perto no porto de Santos, a carga já cheira mal e é difícil precisar o que há nela. “Não queremos abrir o lixo para não poluir a área alfandegária”, disse. Ingrid afirmou também que a suspeita é que os contêineres estejam abandonados no porto de Santos desde novembro do ano passado.

A agência BBC Brasil infomou que a Agência Ambiental da Grã-Bretanha está investigando o caso e as empresas responsáveis pela exportação de lixo para o Brasil podem ser processados, multados e até punidos com prisão.

lixo domésticoO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou no sábado (dia 01/08/2009), no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, do embarque do primeiro lote de 40 contêineres contendo 920 toneladas de lixo tóxico exportado ilegalmente da Inglaterra para o Brasil. Após deixar o Porto do Rio Grande, o navio atracará no Porto de Santos, em São Paulo, para recolhimento de mais 41 contêineres com 950 toneladas de lixo ilegal.


Antes do início do embarque da carga a ser enviada para a Inglaterra, o ministro se reuniu no porto com representantes da direção do Terminal Tecon, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Anvisa e da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul para discutir medidas de prevenção contra esse tipo de crime ambiental e definir estratégias de investigação de eventuais passivos ambientais deixados no Brasil por conta de importações de outros lixos ilegais.

”O Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudanças nesse tipo de comportamento por parte dos países ricos”, afirmou o ministro Carlos Minc.

As estratégias debatidas servirão de subsídios para a reunião que tomou espaço na terça-feira (04/08/09), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, da Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia), com as direções dos ministérios do Meio Ambiente, da Justiça e da Defesa, polícias Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, Abin, Anvisa e Secretaria de Portos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!