sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Barragens no foco de documentário....

ONG revela impactos das obras em Rondônia no Brasil e Bolívia

26/02/2010 - 10:18

fonte: Envolverde/Amazônia.org.br


A organização não-governamental WWF acaba de lançar o documentário "Rio Madeira: Vida antes das Barragens", que mostra como a vida e a história das pessoas que vivem naquela região do Brasil e da Bolívia serão impactadas pelas obras de construção das barragens de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. Ambas fazem parte do Complexo Hidrelétrico do Madeira.


Gravado durante as estações seca e chuvosa na Amazônia, o filme enfoca o quotidiano das comunidades ribeirinhas. Com cerca de 27 minutos de duração, a produção documenta as expectativas, as opiniões e os medos de pessoas que, invariavelmente, dependem do rio para sobreviver (inclua-se aqui as populações indígenas).


A intenção do WWF é chamar a atenção dos brasileiros sobre os impactos ambientais e sociais dessas obras e, claro, informar aos prováveis financiadores do projeto sobre os riscos à região que eles estão dando aval.


O Complexo Hidrelétrico do Madeira é um projeto de infraestrutura que inclui quatro barragens e pretende gerar cerca de 10 mil MW de energia, 4000 quilômetros de hidrovia e 2500 quilômetros de linhas de transmissão. Santo Antônio e Jirau serão as duas primeiras barragens a serem construídas. Um dado importante: o rio Madeira é o maior afluente do Amazonas.


"Os empreendedores contrataram um Estudo Ambiental Estratégico para o complexo do Madeira cobrindo toda a bacia do rio. Infelizmente, o estudo nunca foi usado para promover a participação adequada da sociedade civil e para alcançar um consenso com as comunidades locais afetadas", diz a organização em seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!