quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Desastre atinge o maior rio da Itália...

Barreiras montadas foram insuficientes para conter o petróleo derramado


Um desastre ecológico sem precedentes. É assim que algumas autoridades se referem a um vazamento de petróleo e óleo diesel no Rio Lambro, norte da Itália, que chegou ontem ao Pó, o maior do país – sua bacia cobre cerca de um quarto do território italiano. A causa: sabotagem.

A origem do problema foi a abertura dos reservatórios da antiga refinaria Lombarda Petroli, em Villasanta, próximo a Monza, que passou a ser utilizada como depósito de petróleo. O responsável pelo derramamento conhecia o local e sabia como operar os equipamentos, disse Cinzia Secchi, representante do governo da província de Milão. Ela afirmou também que não foram encontrados problemas na estrutura em inspeções recentes. Há contradição em relação à quantidade de petróleo derramado: segundo Cinzia, foram 2,5 milhões de litros, menos que os 10 milhões calculados inicialmente, mas muito além dos 600 mil litros anunciados por grupos ambientalistas e pela agência de notícias Ansa. O derramamento ocorreu na terça-feira e se espalhou pelo Lambro rumo ao Sul, alcançando Piacenza e Cremona durante a noite, apesar dos esforços e das barreiras de contenção. Ontem, chegou ao Pó, de aproximadamente 650 quilômetros de extensão, que corta a Itália em direção ao Leste e desemboca no Mar Adriático.

A mancha negra é uma ameaça para a fauna e flora, segundo a organização World Widlife Fund (WWF). Além disso, pode ter grande impacto na economia, já que o vale do Pó é a região agrícola mais importante da Itália, e o rio é fundamental para a irrigação. De acordo com a BBC, há relatos de centenas de pássaros mortos em decorrência do vazamento. Diversos patos cobertos de óleo foram retirados do rio e levados a um abrigo regional para animais, onde foram tratados. O WWF aponta os peixes, patos selvagens e garças como os animais que serão mais atingidos. O presidente da região da Lombardia, Roberto Formigoni, disse que os responsáveis pelo desastre ecológico serão processados e severamente punidos.

Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!