segunda-feira, 1 de março de 2010

Mais de 40 jabutis são soltos pelo Ibama em Taquaritinga do Norte.

Do JC Online


Foto: Divulgação/ Ibama
Caçar ou manter preso qualquer animal da fauna silvestre é crime ambiental e a multa chega a R$ 500



Quarenta e seis jabutis da espécie "Chelonoidis carbonária" foram reintegrados ao meio ambiente, na Zona Rural da Dália da Serra, em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, na última sexta-feira. Esta foi a primeira soltura em massa do réptil realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) na região.

De acordo com a a analista ambiental do Ibama Veralúcia Coutinho, os animais soltos foram provenientes de um mantenedor e do Parque Estadual dois irmãos e logo se adaptaram ao novo habitat. A ideia é liberar, ainda, 111 jabutis na cidade Sertânia, no Sertão do Estado.

Além de evitar a extinção da espécie, a ação contribui para o reflorestamento da caatinga, pois os jabutis são grandes dispersores de sementes - em média, 90% das sementes que eles consomem estão aptas a germinar.

CRIME - Caçar ou manter preso qualquer animal da fauna silvestre é crime ambiental e a multa chega a R$ 500 por animal no caso de jabutis, gerando um processo criminal que pode resultar em um ano de cadeia.

Um comentário:

  1. Olá
    Pena que a fiscalização nem sempre é atuante, existem milhões de animais em cativeiros , quando deveriam estar em seu habitat natural.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!