sexta-feira, 26 de março de 2010

Representantes da América Latina vão debater meio ambiente em Foz.

26/03/2010

O Governo do Paraná vai promover entre os dias 28 e 31, em Foz do Iguaçu, dois importantes eventos ambientais no país. Um deles é o 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas, um dos principais eventos para o debate da gestão de águas fronteiriças e transfronteiriças da América Latina e Caribe. O outro é 3° Encontro de Gestores Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente (PNC-PR).

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, os eventos realizados no Estado são mais uma oportunidade de mostrar para outros países o que vem sendo feito pelo meio ambiente no Estado.

“Além de apresentarmos os métodos utilizados aqui no Estado em relação à preservação do meio ambiente e, inclusive, com gestão nas águas, também estaremos captando experiências bem-sucedidas em outras regiões. Portanto, são eventos que contribuem para o desenvolvimento das ações ambientais”, destaca o secretário.

Ambos serão realizados simultaneamente no Hotel Rafain e contam com uma vasta programação que envolve palestras, mesa-redonda, debates e visitas técnicas na Central Hidrelétrica de Itaipu e Parque Tecnológico de Itaipu, dois na Estação de Tratamento de Água da Sanepar.

O 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas tem como proposta principal o intercâmbio de informações e experiências de diversos países e Estados brasileiros sobre a gestão das águas e a elaboração de uma agenda integrada regional sobre o tema.

Participam do evento, lideranças e gestores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, Estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), além de autoridades e representantes da Argentina, Bolívia, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Mais 200 inscritos acompanharão as atividades do evento até o dia 31 (quarta-feira), último dia.

De acordo com o diretor-operacional de Águas da Secretaria do Meio Ambiente, José Luis Scroccaro, a troca de informações sobre a gestão das águas serve para conhecer as iniciativas de sucesso e para evitar retrocessos. “É uma oportunidade de conhecermos práticas de sucesso em relação à gestão de águas fronteiriças e transfronteiriças e também conhecermos as coisas que não dão certo, para que possamos evitá-las”, salientou.

PNC – PR – Já o 3° Encontro de Gestores Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente (PNC-PR) terá como objetivo apresentar e encaminhar as principais propostas de políticas públicas discutidas pelos gestores municipais durante a etapa de formação do Programa Nacional de Capacitação de gestores Ambientais Municipais.

Além disso, um dos objetivos do encontro é possibilitar condições para adequação dos municípios ao estabelecido pela regulamentação do artº 23 da Constituição Federal, que afirma que assim como União e Estados, os municípios devem assumir a responsabilidade técnica de fazer a gestão ambiental.

O encontro abre com a palestra Desenvolvimento com Sustentabilidade, além das palestras das principais instituições envolvidas com a gestão ambiental do Estado. Os gestores e dirigentes de meio ambiente participarão também de mesas-redondas pautando assuntos como legislação ambiental, conselhos municipais de meio ambiente, fundos municipais e financiamento de projetos na área socioambiental. As inscrições e a programação dos dois eventos estão disponíveis no site: www.celebraeventos.com.br, e é esperado mais de 1000 pessoas para os encontros.

“Todas as bacias hidrográficas do Estado foram contempladas na etapa de formação presencial, e isso é um ponto positivo para que os municípios construam junto à gestão e a política ambiental do Paraná”, disse a coordenadora do programa no Paraná, Débora Albuquerque.

CONSELHO – Aproveitando os dois importantes eventos no setor o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA) convocou os seus conselheiros para a 17ª reunião extraordinária. A reunião será realizada no dia 29, às 16h30, e entre os assuntos previstos são: apresentação, discussão e aprovação das prioridades de trabalho do CEMA para as Câmaras Temáticas em 2010 e a apresentação e deliberação de representantes para compor a Câmara Jurídica do CEMA.

Serviço:

3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente – PNC-PR, 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas, 17ª Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente.

Data: 28 a 30.

Horário: 19:00 horas abertura – 28.

Local: Hotel Rafain – Foz do Iguaçu – Paraná.

Endereço: Av. Olímpio Rafain, 2357 – Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!