sábado, 3 de abril de 2010

Baka e Amilton valorizam gestão ambiental - Correio do Litoral Manchete

aambiental280310Os prefeitos de Morretes, Amilton de Paula, e de Paranaguá, José Baka, tiveram participações destacadas no 3° Encontro de Gestores Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente (PNC-PR), realizado em Foz do Iguaçu.
Os dois foram procurados pela Agência Estadual de Noticias (AEN) para comentar o resultado de evento que reuniu mais de 400 participantes entre prefeitos, vereadores e representantes dos municípios, segundo o site oficial do governo estadual.

O encontro aconteceu entre os dias 28 e 31 de março, em Foz do Iguaçu,  simultaneamente ao 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas. Foram realizadas palestras, seminários e visitas técnicas.

Para Amilton, que é presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral Paranaense),  um dos pontos mais importantes foi a questão do licenciamento. “O encontro esclareceu várias dúvidas, por exemplo, agora sei o que não posso mais licenciar e as necessidades do município em relação a este assunto”, disse, segundo a AEN.

Novos cursos

allanjones-280310Durante o encontro, o então secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues – que deixou o cargo para concorrer a deputado estadual – e a representante do Ministério do Meio Ambiente, Neuza Vasconcelos, definiram a realização de mais dois cursos até dezembro de 2010 sobre a elaboração de planos municipais e capacitação dos conselheiros municipais do meio ambiente.

Na abertura dos eventos, Allan Jones dos Santos (foto), diretor-geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, foi homenageado por seu trabalho a favor da gestão participativa dos recursos ambientais.

Baka no twitter

José Baka Filho, que é presidente da Associação dos Municípios Turísticos do Paraná, falou no encontro como representante dos prefeitos. À AEN ele comentou que foi uma oportunidade para os representantes dos municípios conhecerem e participarem da construção de políticas públicas ambientais. “Momento único que possibilitou o acesso a essas informações visando soluções ambientais de acordo com a realidade de cada região”, destacou.

baka280310Baka divulgou o encontro ao vivo no twitter. Entre o domingo (28) e terça (30) ele postou 18 mensagens no microblog.  Baka mostrou interesse especial pelo debate sobre a municipalização das leis ambientais previstas no artigo 23 da Constituição, que segundo ele, provocou um debate acirrado no encontro.

O prefeito de Paranaguá ainda destacou a palestra da diretora de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel, Marlene Zanin, que falou sobre o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias (PGAIM) e o Sig-San (Sistema de Informações Geográficas). Baka comentou o fato de que o programa está disponível para todos os municípios.

Ele também destacou o projeto “Cultivando Água Boa”, desenvolvido em parceria entre a Itaipu Binacional, Governo do Paraná e prefeituras. “Modelo aplicado, bem como financiamento poderiam ser usados para todo estado do Paraná”, comentou no twiiter.

Baka ainda lembrou que uma maquete do Aquário Municipal de Paranaguá estava em exposição em Foz no stand do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!