quinta-feira, 22 de abril de 2010

Importância da preservação dos monumentos...


Professor Garcia

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) é o órgão municipal responsável pelos monumentos existentes nas áreas públicas de Porto Alegre. Para tratar exclusivamente deste assunto tão importante  implantamos, no ano de 2009, um Departamento de Monumentos. Cabe agora a esse setor traçar metas  e buscar parcerias com a iniciativa privada para a manutenção e qualificação doesse patrimônio histórico-cultural. Cada monumento revela um pouco de nossa própria história. Preservá-los é, portanto, construir a memória de nossa cidade, formando um livro vivo de fatos que poderão ser contados eternamente às gerações futuras. Por isso, nossa maior preocupação é com a preservação dessas obras, constantemente depredadas e pichadas. É lamentável que em um dia um monumento esteja restaurado, podendo ser admirado pelas comunidades, e, no outro, danificado e riscado. Precisamos despertar nas pessoas o sentimento de valorização dessas artes, integrantes do cenário da Capital.
Em março do ano de 2009, os porto-alegrenses receberam as obras de restauração da Fonte Luminosa do Parque Farroupilha (Redenção), resultado de uma parceria firmada entre a Smam e as empresas Pepsi e Sinergy Novas Mídias. O restauro incluiu a recuperação geral, com substituição das instalações de bombeamento e do sistema de iluminação. O jato central tem em torno de 10 metros de altura e os outros, três metros. Também foram instalados quatro conjuntos de bombas e 23 holofotes. Em outubro, os usuários do Parcão receberam o Monumento a Castelo Branco totalmente restaurado, a partir de acordo firmado entre a prefeitura e os adotantes do parque, Companhia Zaffari e a Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Os constantes esforços da Smam também já conseguiram parcerias para qualificar as seguintes obras: monumento em  homenagem ao Grêmio, na avenida Goethe, monumento a Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, na praça da Alfândega, além da Torre da Petrobras, na mesma praça. Ainda há muito para se fazer e a prefeitura precisa contar com o apoio de cada cidadão para atingir sucesso nesta empreitada. Uma Porto Alegre melhor não passa apenas pela questão financeira, é preciso o zelo permanente. É um longo caminho a ser percorrido, mas a estrada leva a um lugar melhor de se viver.
Secretário municipal do Meio Ambiente/Smam

Um comentário:

  1. Olá, leia artigo sobre importância de preservar o patrimônio histórico, comente e se for o caso concorra a R$ 1.000,00 em prêmios. Acesse: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!