terça-feira, 6 de abril de 2010

O 4º maior lago do secou 90% de seu volume

Há não muito tempo atrás, o Mar de Aral era considerado o 4º maior lago do mundo.  Hoje ele corresponde a apenas 10% de seu tamanho original.  O que nas palavras do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, seria um dos mais chocantes desastres do planeta.  Mas como um dos maiores corpos de água do planeta pode simplesmente desaparecer?
Um gigante projeto soviético de guerra fria vem à cidade,  esta é a explicação. Um projeto com o objetivo de incentivar a produção de algodão na região árida do Usbequistão divergiu os rios que alimentavam o Mar de Aral de suas fontes naturais.  Com a ausência destes rios alimentando o lago, ele simplesmente começou a secar ao longo dos anos, e agora 90% do Mar de Aral se foi.
O ocorido evidentemente deixou um grande número de barcos e navio, uma vez que o Mar de Aral foi responsável por uma grande economia de pesca.  Ban Ki-moon discutiu sobre o mar em sua visita a região: “No pier, eu não estava vendo nada, apenas um cemitério de navios. Este é claramente um do maiores desastres ambientais do mundo. Eu fiquei tão chocado,” ele disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!