segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parque Ribeirão é o bairro campeão de dengue

Acúmulo de lixo nas ruas e terrenos pode ser uma das causas

19/04/2010 - 12:24
EPTV
O Parque Ribeirão é o campeão de dengue em Ribeirão Preto, com 955 casos. Nos bairros vizinhos o número de casos também é alto. No Piratininga, 373 pessoas ficaram doentes e, no Marchesi, houve 366 casos. Juntos os três bairros são responsáveis por 14,56% dos 11.631 registrados na cidade, até a manhã desta segunda-feira (19)
Um dos motivos pode ser o acumulo de sujeira que pode ser visto por toda a área. Há entulho jogado em todo lugar, várias caçambas ficam espalhadas pelas ruas, calçadas e terrenos viram depósitos de lixo. Mas a maior dificuldade dos agentes de controle de vetores está em eliminar os vetores das chamadas “casas malucas”, locais invadidos por catadores e moradores de rua, que acumulam todo tipo de entulho, lixo e animais.
“Há todo tipo de criadouro, desde pneu, recicláveis, também tem madeira que é abrigo para escorpião. Temos uma equipe que a cada 15 dias visita esses locais, considerados estratégicos, mas é complicado, a gente tira o que há no momento, mas teria que vir todo dia, porque senão não dá conta”, afirma o supervisor de campo do controle de vetores, Gladson Rodrigues Costa. A gente orienta, como cuidar, como manter isso, mas não consegue mudar a cabeça desses moradores”, completa.
Parte do problema poderia ser resolvido com a coleta de lixo reciclável, mas, em Ribeirão Preto, o serviço atende apenas 27 bairros, o correspondente a 4% da cidade. No restante, a limpeza depende da conscientização da população para levar o lixo reciclável, que deve estar lavado e limpo, em um dos dez  “ecopontos” existentes, que recolhem o material e encaminha para uma cooperativa de reciclagem, onde trabalham 150 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!