terça-feira, 6 de abril de 2010

Toquio e o Plano de Redução das Emissões de CO2


 
Toquio, capital do Japão promove um iniciativa que pode iniciar uma reação em cadeia nos países que buscam se tornar economias de baixo carbono.
Desde o dia 01/abr, um plano obriga os grandes conglomerados industriais a diminuírem suas emissões de CO2, ao mesmo tempo em que, oferecem também acesso aos mercados de compra de venda de carbono.
Por esse plano, entre 2010 e 2014, as indústrias devem reduzir suas emissões em 6% comparado com suas médias entre 2002 e 2007, enquanto os escritórios tem a meta de 8%. Numa segunda fase desse projeto, as reduções devem chegar a 17% envolvendo cerca de 1,4 mil escritórios, edifícios comerciais e fábricas em Tokio, todos com elevado consumo energético.
O plano sugere o uso de equipamentos mais eficientes ou a compra de créditos de carbono de outras empresas que tenham conseguido reduzir suas emissões, ou comprar esses creditos de carbono fora do país.
Empresas que não atingirem a meta estarão sujeitas a penalidades e ao mesmo tempo, terão suas metas aumentadas.
Considero essa medida acertada, forçando empresas a buscarem atingir metas de redução das emissões, estimulando uso de tecnologias de baixo carbono e contribuir com a redução do aquecimento global. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!