sexta-feira, 18 de junho de 2010

Espécies Arbóreas Brasileiras...


Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa






Foto: Vera L. B. Eifler
Espécies Arbóreas Brasileiras é uma coleção sobre espécies florestais que ocorrem em todos os biomas e Unidades da Federação, visando suprir a grande carência de dados técnicos, sistematizados,  sobre  a silvicultura, botânica e ecologia de diferentes espécies brasileiras. As informações básicas foram obtidas por meio de revisão de literatura e complementadas com informações técnicas inéditas. Incorpora também os 37 anos de experiência do autor. A escolha das espécies baseia-se na sua importância econômica, silvicultural, botânica e ecológica. Os dados de crescimento resultam de uma extensa rede experimental da Embrapa Florestas, de responsabilidade do autor. Cada nó corresponde a uma família, sendo subdividido em subfamília, gênero e espécie.
Cada espécie aborda informações referentes à taxonomia e nomenclatura; descrição botânica; biologia reprodutiva e eventos fenológicos; ocorrência natural; aspectos ecológicos; biomas/tipos de vegetação; clima; solos; sementes; produção de mudas; características silviculturais; melhoramento e conservação de recursos genéticos; características da madeira, produtos e utilizações; e principais pragas e doenças.
Utilizando a tecnologia da Agencia de Informação Embrapa, estão sendo disponibilizadas por meio eletrônico, inicialmente, 31 espécies extraídas do total de 220 disponíveis nos três volumes  da série “Espécies Arbóreas Brasileiras” publicados até 2008. Estes dados poderão ser acessados a partir de uma estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, hipertexto ou por meio do serviço de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!